Vereadores visitam as instalações da Unidade do Câncer de Itapeva

Na última sexta-feira, vereadores se reuniram com a Diretoria da Santa Casa para receber informações sobre a Instituição e visitar as instalações do novo bloco, que abrigará a Unidade do Câncer de Itapeva (UCI), além de setores de apoio, como o Banco de Sangue, Fisioterapia e Suprimentos.

O superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, explicou aos presentes como funciona toda a estrutura do Hospital, fazendo também uma explanação sobre o Pronto Socorro, que atende as exigências do Acolhimento com Classificação de Risco, implantado pelo Ministério da Saúde. Aristeu falou ainda sobre os custos que a Santa Casa tem hoje e como são feitos os repasses de verbas provenientes dos governos federal, estadual e municipal. “Nós dependemos dessas verbas para custear nossa prestação de serviço. Mesmo com os repasses, a conta não fecha e dependemos, muitas vezes, de empréstimos bancários para dar continuidade ao trabalho”, explicou.

Sobre as vagas que serão disponibilizadas para o tratamento do câncer na UCI, a diretora técnico-administrativa da Santa Casa, Vanda Vitória Carneiro de Santana, explicou que o Hospital já trata pacientes em seu Ambulatório de Oncologia. “O governo do Estado entendeu que precisávamos criar um histórico de atendimento oncológico. Para isso, nos deu um credenciamento intermediário, que nos possibilita atender dez novos casos por mês. Esses pacientes são encaminhados à Santa Casa pelo AME Itapeva, quando há diagnóstico positivo da doença. Sendo assim, quando inaugurarmos o novo prédio, permaneceremos atendendo da mesma forma, até que o governo nos credencie definitivamente”, explicou.

Com relação ao credenciamento, Aristeu pediu apoio aos vereadores. “Precisamos da força política dos senhores para que esse credenciamento saia o mais breve possível. Dependemos disso para dar continuidade ao nosso trabalho, pois sabemos que a expectativa da população em torno desse serviço está bastante grande”, concluiu.

O presidente da câmara, Oziel Pires de Morais, falou em nome dos vereadores, agradecendo a iniciativa da Santa Casa de convidá-los para conhecer melhor os projetos desenvolvidos pela Instituição. “Este momento é muito importante, pois reconhecemos a importância da Santa Casa para a comunidade, mas sabemos o quanto é complexo entender o funcionamento dos diversos setores da saúde. Aprendemos muito com essa conversa. Em nome dos vereadores agradeço e registro nosso interesse de que isso se repita outras vezes”, disse.

Após a reunião, o grupo fez uma visita às instalações da UCI, cujas obras estão praticamente concluídas.