O Acolhimento com Classificação de Risco é um processo dinâmico, que busca a identificação dos sintomas dos pacientes que procuram o Pronto Socorro, apontando a necessidade de atendimento de acordo com grau de sofrimento e gravidade. Para isso, é utilizado um sistema de cores.
A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento. A cor azul identifica pacientes sem urgência, e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
Durante o Acolhimento de Risco, a equipe de Enfermagem, que foi treinada e preparada para a prática, orienta os pacientes classificados com a cor azul a se dirigirem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica próxima à Santa Casa. Dessa forma, houve uma redução de casos não graves atendidos no Pronto Socorro, o que resultou na diminuição da fila e do tempo de espera dos pacientes graves.
Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua - MTB 34.796