Santa Casa recebe selo do Programa “Radar de Excelência” do IBES

Dentre as diversas ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Santa Casa de Itapeva a higienização das mãos é um dos destaques para o sucesso do controle da infecção hospitalar. O termo engloba a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos de todo profissional de saúde, ao realizar qualquer prática de atendimento ao paciente.

Sobre esse assunto, a Santa Casa participou, nos últimos três meses, do Programa Radar de Excelência do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde) oferecendo dados dos indicadores relacionados às metas que a Instituição tem com o programa de higienização das mãos. Por essa participação recebeu o Selo de Instituição colaboradora do Programa.

Segundo a enfermeira Claudete de Oliveira Costa, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa e coordenadora do Programa de Higienização das Mãos, o treinamento constante é muito importante para minimizar riscos. “Realizamos observação permanente em todo o hospital, principalmente nos setores críticos, que são as UTI´s Adulto e Neonatal. Também orientamos os visitantes para que façam a higienização das mãos antes de entrar no local. Dessa forma, reduzimos consideravelmente riscos de infecção hospitalar”, explica.

O programa RADAR DE EXCELÊNCIA representa o esforço do IBES em apoiar as Instituições de Saúde na gestão dos resultados de Práticas internacionais de segurança do paciente. Trata-se de uma rede de compartilhamento de indicadores de segurança com o objetivo de promover análises críticas colaborativas para a melhoria dos resultados assistenciais no Brasil.