O conceituado médico internacional Dr. Paulo Borem foi recebido no auditório Edison Oliveira Martho, da Santa Casa de Itapeva, na noite da última terça-feira (20) para debater com os presentes sobre a importância do parto normal. “Existem diversos estudos que comprovam os benefícios do parto normal. A gestante precisa ser muito bem orientada sobre os tipos de parto”, afirmou Dr. Borem.
De acordo com o médico, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou dados recentes em que preconiza que a taxa de cesariana não deve ultrapassar 15% dos partos realizados. “Da forma como está hoje, não estamos fazendo uma medicina baseada na qualidade e sim nas conformidades do sistema de saúde”, disse ao afirmar que o índice de cesárea realizado no Brasil é o maior do mundo.
Borem mostrou dados que afirmam que o índice de prematuridade saltou de 7%, em 2000, para 11,2%, em 2010. “A cesárea prematura, que são aquelas agendadas antes mesmo que a mulher entre em trabalho de parto, pode ser a maior responsável pela superlotação nas UTI´s Neonatal. Nos municípios em que implantamos projetos de estimulo ao parto normal, a internação dos bebês nas UTI´s diminuiu drasticamente”, conclui.
Participaram do evento médicos, enfermeiras, colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, Unimed e Santa Saúde, além do Sr. Luiz Tassinari, Secretário Municipal de Saúde, Sra. Vanda Vitoria Carneiro de Santana, diretora técnico-administrativa, Dr. Gilberto Luiz Castro Vinhas, diretor médico, ambos da Santa Casa de Itapeva e o Dr. Mário Sérgio Tassinari, presidente da Unimed de Itapeva.
Curso gratuito preparatório para gestantes
A Santa Casa de Itapeva, em parceria com o AME e o Santa Saúde, promove desde 2013 o Curso Preparatório Gratuito para Gestantes, que aborda diversos temas relacionados à gestação e os tipos de parto. As participantes são orientadas por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras obstetras, nutricionista e fisioterapeuta. Também são convidadas a conhecer a sala de parto e o pré-parto, onde são realizadas as atividades de estímulo e evolução do trabalho de parto normal.
A primeira edição de 2015 será realizada de 4 a 25 de março. O curso é aberto a todos os públicos e pode ser frequentado por gestantes ou mulheres estejam planejando uma gestação. Cada participante tem direito a um acompanhante. Não precisa fazer inscrição. As aulas acontecem às quartas-feiras, às 14h30, na Sala de Estar da Santa Casa (entrada pela portaria 5). Informações: (15) 3521-9500 – ramal 9646.