Santa Casa realiza teste do coraçãozinho em recém-nascidos
A oximetria de pulso, popularmente chamada de teste do coraçãozinho, agora é oferecida aos recém-nascidos na Santa Casa de Itapeva. O exame, não invasivo, é eficiente no diagnóstico precocemente de doenças cardíacas. É realizado por meio de um aparelho chamado oxímetro, que, ao encostar em um dos pés do bebê, mede a oxigenação do sangue. O resultado é considerado normal se o aparelho registrar nível de oxigenação maior ou igual a 95%. Quando o resultado der alterado, a criança deverá ser submetida a uma ecocardiografia dentro das 24 horas seguintes e receberá acompanhamento cardiológico.
De acordo com o pediatra Dr. Irani Cardoso Júnior o teste do coraçãozinho é um procedimento simples, indolor e rápido. “Deve fazer parte da rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante para o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas graves. Apenas auscultar o bebê pode não ser o bastante, pois podemos ter pacientes sem sopros cardíacos e com cardiopatias graves ao mesmo tempo. O exame nos dá esse diagnóstico”, explica Irany.
As cardiologias congênitas críticas são alterações onde a apresentação clínica decorre do fechamento ou restrição do canal arterial, tais como: atresia pulmonar, síndrome de hipoplasia do coração esquerdo, coarctação de aorta crítica, transposição das grandes artérias que, quando presentes, devem ser diagnosticadas precocemente para que o tratamento instituído também de maneira precoce. Alguns problemas cardíacos são resolvidos espontaneamente, sem cirurgia.
A cada mil recém-nascidos vivos, um a dois apresentam cardiopatias congênitas críticas, que podem ser apontadas pelo teste do coraçãozinho. Agora, esse é mais um serviço oferecido pela Santa Casa de Itapeva para a segurança da mamãe e do bebê.