Santa Casa presta homenagem ao Professor Luiz dos Santos Duch

Diretoria da Santa Casa recebeu a família do Professor Luiz Duch, dando seu nome
à Sala de Reuniões principal

Nascido em Itapeva, quando o município ainda levava o nome de Faxina, o nosso querido Luiz Duch passou toda sua vida aqui. Em 1935, ingressou no Grupo Escolar Ginásio, onde posteriormente lecionou Ciências. Mesmo com as dificuldades da época, em que faltavam materiais pedagógicos e os laboratórios quase não possuíam aparelhos, Luiz Duch formou grandes alunos.

Além da vida acadêmica, Luiz Duch prestou grandes contribuições às instituições da cidade, como o Asilo São Vicente de Paula e o Itapeva Clube, onde foi tesoureiro por muitos anos. Foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Itapeva e membro da mesa administrativa da Santa Casa, de 1969 até o seu falecimento, em 2012.

Segundo uma de suas filhas, Vera Maria Duch Crosta, Luiz Duch tinha orgulho de pertencer a Diretoria da Santa Casa. “Meu pai sempre fez questão de se dedicar ao hospital. Ele sempre queria entrar pelo Pronto Socorro para ver se tudo estava funcionando da melhor forma. Ele participava voluntariamente do trabalho realizado por instituições filantrópicas, que prestam serviço ao cidadão”, contou.

Luiz Duch acompanhou de perto toda a evolução e o crescimento da Santa Casa, inclusive da reconstrução do prédio do Hospital após o terrível incêndio de 1943. Disse em certa ocasião: “as chamas daquele terrível acidente ainda estão gravadas na minha memória, bem como o trabalho incessante da população itapevense para reconstruir a parte que foi destruída pelo incêndio”.

Na última semana, a Diretoria da Santa Casa recebeu a família do professor para prestar homenagem aos anos dedicados à Instituição, instalando sua foto e uma placa na Sala de Reuniões, local onde ele fazia questão de permanecer enquanto trabalhava.