Na última semana, a Santa Casa de Itapeva participou de uma operação que envolveu o socorro de múltiplas vítimas, após a simulação de explosão do laboratório na Escola José Vasques. O plano de ação foi programado para ser um “acidente” de grande proporção e envolver prestadores de serviços, como Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, Demutran, Santa Casa, além dos alunos e professores que foram preparados para o resgate de vítimas e evacuação do prédio da escola.
O simulado teve início às 10 horas da manhã, quando foi acionado o Corpo de Bombeiros, que começou a prestar os primeiros socorros aos feridos levando-os, juntamente com o SAMU, para a Santa Casa, onde as equipes do Pronto Socorro também simularam o atendimento às vítimas, que ocorreu de acordo com os protocolos.
Segundo a enfermeira Fabiana Cruz, que coordenou a operação na Santa Casa, tudo ocorreu conforme o esperado para esse tipo de situação. “As equipes foram ágeis, simulando o atendimento necessário de acordo com os planos traçados em nosso protocolo de Acidentes de Múltiplas Vítimas. Isso mostra que a Santa Casa está preparada para os atendimentos de Urgência e Emergência de qualquer espécie”, explica.
Na reunião de fechamento do simulado, o Tenente Proença do Corpo de Bombeiro falou sobre a importância da ação. “Essa é uma ação em que todos ganham: órgãos de emergência e a população. Nesse tipo de simulado colocamos alguns objetivos. O primeiro deles é verificar a qualidade técnica para atender a ocorrência e verificar como acontece o entrosamento dos órgãos de emergência do Estado e do Município”, concluiu.