Santa Casa investe na qualificação profissional de seus colaboradores
Preparar o profissional para desempenhar trabalho de excelência na instituição é uma das metas da Santa Casa de Itapeva. Atualmente, 30% do quadro de funcionários têm graduação ou pós-graduação
A Santa Casa de Itapeva tem a preocupação constante com o treinamento e a reciclagem de seus profissionais, visando sempre o melhor atendimento e a satisfação dos usuários. Para tanto, disponibiliza uma série de cursos e treinamentos, além de financiar aos seus colaboradores curso de pós-graduação em Gestão Hospitalar, por meio de uma parceria com a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo).
A instituição mantém ainda o Centro de Estudos em Urgência e Emergência, voltado para os médicos plantonistas, cujo objetivo é a troca permanente de experiências e estudos de casos clínicos, com a meta de prestar um melhor atendimento e assistência ao paciente que busca a unidade. “Os palestrantes são os próprios médicos, que são detentores de título de especialidade, cada um na sua área de formação. Os encontros são semanais e tem a função de trocar conhecimentos e experiências sobre as vivências do Pronto Socorro”, explica o diretor técnico-médico Dr. Gilberto Luiz Castro Vinhas.
Mensalmente, são disponibilizados ao colaborador em média dez temas diferentes de cursos e palestras. Esses temas podem ser escolhidos de acordo com sua área de atuação ou interesse e são ministrados, em geral, por professores da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Unifesp ou outros profissionais bastante qualificados da área da saúde, gestão e administração. Os cursos são transmitidos em tempo real no auditório da Santa Casa, através do programa Educasus.
Para manter resultados efetivos, cada colaborador da Santa Casa deve ter, no mínimo, dez horas de treinamento ao ano. A instituição mantém ainda uma professora especializa em treinamento corporativo que, mensalmente, realiza encontros focados nas diversas áreas de atuação hospitalar (recepcionistas, porteiros, enfermeiros, secretárias, etc) abordando o trato pessoal, postura ética e profissional e atendimento ao cliente.
De acordo com a diretora técnico-administrativa da Santa Casa, Vanda Vitoria Carneiro de Santana, desenvolver o talento do profissional traz resolutividade à instituição. “A capacitação está vinculada a melhoria da performance das equipes no que se refere tanto a atualização técnica, como ao padrão de atendimento”, explica.
Na última semana, a Santa Casa teve dois importantes eventos nesse sentido, quando recebeu a renomada palestrante Lúcia Helena dos Santos Cordeiro, Consultora Organizacional Especialista na área de Atendimento a Clientes, Negociação e Vendas, especializada em Gestão de Pessoas e em Qualidade Total, membro da Fehosp, que ministrou o curso Programa de Integração Organizacional: Qual o meu Papel no Todo?. O Centro de Estudos de Urgência e Emergência também reuniu médicos, enfermeiros e os membros da Comissão de Farmácia Terapêutica para debate onde foi criado um protocolo interno para o Uso Racional dos Inibidores de H2 e Bomba de Prótons.
Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796