Atenção mamãe: se você está amamentando, vá até a Santa Casa e doe seu leite materno. Existem crianças precisando desse gesto de carinho. Contamos com sua colaboração em caráter de urgência. Doe leite.
“Quando olhamos para nossos pequenos bebês, internados na UTI Neonatal, nos damos conta da importância da doação do leite. Meu filho nasceu prematuro, ainda está aprendendo a sugar, por isso não consigo amamentá-lo exclusivamente. Algumas mães de bebês prematuros não produzem leite suficiente, por isso precisamos da colaboração de outras mães que possam doar leite e alimentar esses pequenos”, conta Lívia Maria Turiani Barbosa.
Assim como Lívia, outras mães vivem a mesma situação. O leite materno é vital para os bebês. Segundo o Ministério da Saúde, é o único alimento apropriado para os pequenos até os seis meses de idade. Segundo a Dra. Elaine Moreira Lopes, médica neonatologista da Santa Casa, os bebês têm mais chances de recuperação e também de viver com qualidade se a alimentação for exclusiva de leite materno. “Essa é a importante função do Banco de Leite. A mãe doa somente o excedente da amamentação de seu filho. Qualquer problema de saúde deve ser avisado previamente e as mães portadoras de HIV, sífilis e hepatite não podem doar. De qualquer forma, todo leite doado é rigorosamente analisado”, explica.
As mamães que desejam fazer a doação devem ir até o Banco de Leite da Santa Casa, onde uma equipe treinada fará a coleta de acordo com pré-requisitos necessários para manter a qualidade do alimento. “A coleta é feita com todo cuidado e muita higiene. A mãe não sente dor. E, além de ajudar a fortalecer os bebês que estão na UTI Neonatal, ainda sentirão certo alívio nas mamas ao esgotar o leite excedente”, explica a Dra. Elaine.
O Banco de Leite Humano fica na Santa Casa de Itapeva. O horário de funcionamento para doação é das 7h às 18h, diariamente. O local também está à disposição para orientar mães que estejam com dificuldade para amamentar ou que tenham alguma dúvida sobre a doação de leite.