A diretoria da Santa Casa de Itapeva recebeu, na última sexta-feira, o prefeito Luiz Cavani e a secretária municipal de Saúde Maria Eliza Ferraresi para discutir a renovação do contrato dos serviços de Urgência e Emergência, cujo vencimento ocorrerá no próximo dia 30 de março.
De acordo com o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, esse contrato venceu no final do ano passado. Porém, para que não houvesse interrupção na prestação de serviço, foi feito um termo aditivo até que o novo gestor assumisse o governo municipal. “O prefeito Luiz Cavani conhece as nossas dificuldades. Nessa reunião mostramos que o atual valor contratualizado não é suficiente para manter toda a complexidade dos serviços que oferecemos na Urgência e Emergência. Ele saiu daqui com o compromisso de analisar criteriosamente a situação”. Uma nova reunião será realizada para discutir a proposta.
Pronto Socorro
O Pronto Socorro da Santa Casa deixou de atender a livre demanda, tornando-se um Pronto Socorro referenciado no ano passado. Com isso, passou a atender apenas casos de urgências e emergências de média e alta complexidade, conforme preconizam os protocolos do Ministério da Saúde. Ainda assim, são atendidos cerca de 6 mil pacientes na unidade.
Cabe lembrar que a Santa Casa é uma prestadora de serviços e, para tanto, realiza convênios com os gestores de saúde para custeio e manutenção dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).