Santa Casa de Itapeva participa do 24º Congresso da Fehosp

 A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva participou do 24º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, que aconteceu na última semana, em Campinas, representada pelo superintendente Aristeu de Almeida Camargo Filho e pela diretora administrativa Vanda Vitoria Carneiro de Santana. Também participou José Carlos Santana, membro da Comissão de Contas, na ocasião representando a Diretoria da Santa Casa.

O evento acontece anualmente é o maior fórum estadual da saúde filantrópica. Estiveram reunidas mais de 500 instituições discutindo sobre o tema “Reinventando a Saúde: O espetáculo não pode parar” inspirado nos grandes desafios e no “malabarismo” que os gestores das entidades beneficentes precisam fazer para promover a modernização, profissionalização e valorização das equipes nas unidades que administram, apesar do baixo investimento e da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) deficitária.

Para o superintendente da Santa Casa essa analogia ao universo circense representa, efetivamente, os muitos desafios vivenciados na prestação da assistência médica e hospitalar nos mais variados níveis de complexidade. “Estamos assumindo todas as responsabilidades, com muitos sacrifícios, em vista do subfinanciamento dos serviços contratados pelos gestores públicos. Mesmo com a crise institucional instalada em nosso País, vários temas apresentados no congresso foram bem atuais, focando a importância pela busca das saídas e alternativas ao enfrentamento dos problemas, ainda mais pelas entidades que majoritariamente destinam seus serviços à clientela do SUS”, comenta Aristeu.

Ele destaca também o papel fundamental da Fehosp quando organiza eventos dessa natureza, “demonstrando para as autoridades constituídas que as nossas instituições são sérias, exercem um papel essencial para o SUS, portanto, precisam e devem ser tratadas com mais respeito, como verdadeiras parceiras do sistema público de saúde”, conclui.

O Congresso é também um grande palco de palestras e informações para os participantes. De acordo com a Diretora Técnico-administrativa da Santa Casa, as discussões apresentadas mostraram que em tempos de crise, é preciso repensar atitudes, inclusive relacionadas ao consumo. “Vivenciamos várias palestras que enfatizaram a importância do controle absoluto dos custos para atravessarmos essa crise instalada no país. Sempre tivemos essa preocupação, mas estamos revendo nossas metas relacionadas ao desperdício de energia, água e outros recursos”, explica Vanda.