Santa Casa de Itapeva e AME realizam mutirão de cirurgia

Mais de 250 pacientes estão sendo beneficiados com o projeto

A Santa Casa de Itapeva realiza mutirão de cirurgias eletivas em parceria com o Ambulatório Médico de Especialidades de Itapeva – AME. A ação faz parte de um projeto que visa atender a grande demanda reprimida dos 15 municípios que compõem a região Sudoeste Paulista, assistidos pelo AME. O projeto teve início há dois anos e está na terceira etapa, cujas cirurgias começaram a ser realizadas em julho de 2014 e o encerramento será em dezembro próximo.

Somente nesta etapa serão realizadas 261 cirurgias de médio porte, distribuídas entre as especialidades de ortopedia, urologia, otorrino, vascular, cirurgia geral, plástica reparadora e ginecologia. As vagas são destinadas aos pacientes com diagnóstico e indicação cirúrgica ocorridos no AME Itapeva. “A equipe médica analisa a necessidade cirúrgica de cada paciente, realiza todos os exames pré-operatórios e, de acordo com a necessidade de cada um, encaminha para cirurgia”, explica a coordenadora médica do AME, Dra. Carla Romagnoli de Arruda.

As vagas para as cirurgias do mutirão são analisadas e aprovadas pela Central de Regulação do município de Itapeva, sendo que a verba para os procedimentos é disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora, esse mutirão traz muitos benefícios aos usuários do SUS. “É um avanço para a população, pois muitas pessoas não tinham acesso às cirurgias eletivas. Em geral, o número de cirurgias disponibilizado em contratualização fica abaixo da necessidade da região. As vagas acabam, em sua maioria, sendo destinadas às cirurgias de urgência. Sem o mutirão, as cirurgias eletivas (que são aquelas que não são caracterizadas como urgência ou emergência) acabavam ficando para segundo plano”, explica a Dra. Carla.

Mesmo com o mutirão, a médica afirma que o número de cirurgias ainda é considerado insuficiente para atender toda a demanda da região em algumas especialidades. “Ainda temos, por exemplo, fila de espera de 500 pacientes para procedimentos na especialidade de cirurgia geral. Neste mutirão, de acordo com a distribuição das vagas, foram disponibilizados somente 41 procedimentos para essa especialidade”, conta.

Cirurgias e recuperação

Os procedimentos acontecem no moderno Centro Cirúrgico da Santa Casa de Itapeva, que possui nove salas, com estrutura necessária para a realização de procedimentos de média e alta complexidade. As cirurgias do mutirão são realizadas por profissionais altamente qualificados, que compõem o corpo clínico da Santa Casa e do AME. Após o procedimento, o paciente é encaminhado para a Clínica Cirúrgica, uma unidade de internação que dispõe de ambientação bastante agradável, além de todos os recursos necessários para a recuperação do paciente.