Santa Casa de Itapeva dará início ao serviço de cirurgia cardíaca

 Durante reunião realizada ontem na sede da Administração da Santa Casa de Itapeva foram acertados os últimos detalhes para a implantação dos serviços de cirurgia cardíaca de alta complexidade na Instituição.

Sob responsabilidade técnica do cirurgião cardiovascular Dr. Silvio Luiz Coutinho, médico formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu, com 16 anos de atuação no Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo, o setor de cirurgia cardíaca iniciará o serviço com a implantação e substituição de marca-passo (um aparelho artificial preparado para regular as batidas do coração quando se perde o ritmo normal) e fístula arteriovenosa (procedimento necessário para que os doentes renais crônicos possam realizar hemodiálise). “Estou bastante otimista. Creio que faremos um excelente trabalho em Itapeva, evitando que a população tenha que se deslocar para outros municípios para realizar esse tipo de procedimento”, conta o médico.

A Santa Casa também implantará o serviço ambulatorial de cardiologia, onde serão verificadas as condições técnicas dos marca-passos implantados, entre outros procedimentos. “As condições técnicas dos aparelhos de marca-passo, quando implantado, são verificadas após um mês, posteriormente com seis meses e um ano. A troca do aparelho é feita com sete a 10 anos de uso”, explica Dr. Silvio Luiz Coutinho.

Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva

Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796