Santa Casa de Itapeva completa 115 anos e visa novos desafios

Hospital referência para a região Sudoeste Paulista comemora 115 anos de sua fundação e celebra uma das suas maiores conquistas dos últimos tempos: a construção da Unidade de Oncologia

A Santa Casa está mudando a paisagem de Itapeva. Quem desce pela Rua Mário Prandini, sentido bairro centro, ainda no Jardim Ferrari, já nota um cenário diferente quando olha para cima. É o tão sonhado prédio da Oncologia tomando forma e tornando-se uma realidade para Itapeva e região. Isso é motivo de grande orgulho para a Diretoria da Santa Casa, que aceitou esse novo desafio, batalhado há muito tempo e conquistado com a ajuda do Deputado Estadual Dr. Ulysses Tassinari. Afinal, são 115 anos de luta e dedicação completados neste dia 10 de junho.

Em breve, a Santa Casa iniciará uma nova fase. O Governo e a Secretaria do Estado da Saúde dividiram os hospitais em três níveis para definir os valores que serão repassados, sendo Hospitais Estruturantes aqueles que são classificados como nível terciário, de grande porte, referência em atendimentos complexos, realizando também cirurgias cardíacas e outros; Hospitais Estratégicos, os de médio porte, que atuarão como retaguarda para os Estruturantes; Hospitais de Apoio, os considerados de pequeno porte, para internações de menor complexidade e de longas permanências.

Nessa nova estruturação, a Santa Casa de Itapeva foi classificada como Hospital Estruturante. Com isso, passará a receber recursos para o custeio dos serviços e, assim, manter os atendimentos para os quais é referência. “Imagina-se que essa nova estrutura traga muitos benefícios para nossos pacientes, mas é sabido também que isso exigirá ainda mais dedicação de todos os envolvidos nesse processo, sobretudo de nossos colaboradores. Temos uma equipe dedicada e que sempre dá conta dos desafios impostos. Nesses 115 anos de história da Santa Casa certamente não haveria progresso sem a parceria e o comprometimento dos nossos funcionários”, declara o superintendente Aristeu de Almeida Camargo Filho.

A classificação da Santa Casa como hospital estruturante é também a prova do reconhecimento do bom trabalho prestado pela Santa Casa. “O governo do Estado finalmente voltou a atenção para as necessidades da nossa região. Esperamos por esse momento há tempos. Agora, graças também a intermediação do Dr. Ulysses, que faz essa ligação entre a parte técnica – que é o papel que nos cabe como prestador de serviço – e a parte política, é que foi possível, finalmente, ter uma relação mais direta com nossos governantes. Reconheceram o nosso trabalho”, comemora Aristeu.

Aristeu explica ainda que a Santa Casa de Itapeva já vem realizando tratamentos oncológicos pelo SUS, através de uma unidade intermediária até a conclusão das obras definitivas. “Esperamos que, como um hospital estruturante, possamos oferecer, em breve, cirurgias cardíacas e outros procedimentos de alta complexidade, pois já dispomos de estruturas necessárias e adequadas, caso da Unidade de Hemodinâmica, da Ressonância e outras que serão incrementadas em vista do compromisso com a assistência terciária. Estamos comemorando esses 115 anos da Santa Casa com novos – e muitos – desafios”.

Comemoração – Para celebrar os 115 anos da Instituição, a Santa Casa inaugurou sua nova capela, onde são celebradas missas às quartas-feiras, às 15h00, e aos domingos, às 9h00. O momento foi celebrado pelo Monsenhor Aparecido Cravo, Pe. Diego e pelo capelão Pe. Elias, com presença da Pastoral da Saúde, sempre muito atuante, além de colaboradores do AME, Santa Casa e Santa Saúde, Diretoria e membros do conselho administrativo. A reforma da Capela contou com o patrocínio do deputado Dr. Ulysses.

No dia 10, também foi realizado um culto em ação de graças pelos 115 anos da Santa Casa, no Auditório Professor Edison Oliveira Martho, celebrado pelo Ver. Weslei Eller, da igreja Presbiteriana Central. Além dos louvores, houve também a brilhante apresentação do coral, dirigido pelo maestro Marcelo Fonseca. Estiveram presentes colaboradores da Santa Casa e membros da comunidade.