Santa Casa contará com assessoria do Instituto do Câncer de SP para implantação da Oncologia

Na última semana, a Santa Casa de Itapeva recebeu a importante visita da diretora executiva do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Dra. Marisa Madi, que também é secretária executiva da rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa estadual que tem como objetivo fortalecer as unidades que oferecem tratamento do câncer e garantir o acesso rápido e de qualidade para o paciente. O projeto, que será implantado em três etapas, conta com uma rede de 71 unidades integradas e uma única regulação, o que beneficiará mais de 12 mil novos pacientes por mês, facilitando o acesso ao tratamento.

Dra. Marisa veio acompanhada pelo presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo – FEHOSP, Edson Rogatti. “Fiz questão de trazer pessoalmente a Dra. Marisa aqui na Santa Casa de Itapeva por acreditar na força desta Instituição e por saber da capacidade técnica que ela possui para colaborar com a implantação da Oncologia aqui”, disse Rogatti.

Segundo Dra. Marisa, a Santa Casa de Itapeva é um dos hospitais integrados ao programa Hebe Camargo de Combate ao Câncer. “O objetivo desta minha visita é fazer uma breve apresentação do programa e colocar à disposição todo o conhecimento técnico do ICESP para a implantação do serviço de Oncologia em Itapeva”, explica.

Inaugurado em 2008, o ICESP é o primeiro hospital totalmente público especializado no tratamento do câncer. “As experiências desenvolvidas no ICESP servirão como referência para protocolos de atendimento e conduta de tratamento. Desta forma, o Governo pretende padronizar as unidades referenciadas como CACON – Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia e UNACON – Unidades de Assistência de Alta Complexidade, implantadas estrategicamente nas regiões do Estado identificadas com a maior necessidade de assistência ao câncer”, explica Dra. Marisa.

“Estamos vivendo um momento muito importante para Itapeva e região, com a implantação da tão sonhada Oncologia. Contar com o apoio do ICESP neste momento nos dá a segurança de saber que estaremos recebendo a assessoria de uma das instituições mais respeitadas do País, quando o assunto é tratamento oncológico”, conta Aristeu de Almeida Camargo Filho, superintendente da Santa Casa de Itapeva.