Santa Casa comemora Semana da Enfermagem com temas voltados para o bem estar do profissional

A Semana da Enfermagem foi comemorada na Santa Casa com palestras e homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde. “Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem compõem praticamente 60% do quadro de colaboradores da Santa Casa e do AME, merecem toda a nossa admiração e respeito, pois executam uma função essencial no cuidado com os nossos pacientes”, disse Aristeu de Almeida Camargo Filho, superintendente.

Comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro no dia 12 de maio em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra, Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente. No dia 20 de maio foi o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, data escolhida para marcar a morte da enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

“A enfermagem é a responsável pelo bem estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família”, explicou a diretora técnico-administrativa da Santa Casa, Vanda Vitória Carneiro de Santana, que tem a enfermagem como sua primeira formação.

A equipe de enfermagem recebeu ainda uma mensagem especial do médico mais antigo da Santa Casa, Dr. Ulysses Tassinari: “Sou muito grato à equipe de enfermagem. Reconheço que esse trabalho é muito importante para o paciente e também para o complemento do trabalho médico. Parabéns meus amigos. Continuem trabalhando com amor e obrigado por tudo”, disse.

PALESTRAS

Duas importantes palestras marcaram o evento:

“Tempo de Mudanças”, ministrada por Tomé Ribeiro de Castro, do Laboratório União Química, que deu uma injeção de ânimo à equipe, mostrando o quanto é importante estar focado na profissão e trabalhar com entusiasmo e dedicação.

“O autocuidado e o Gerenciamento de suas Emoções” foi o tema abordado pela Dra. Khate do Rocio Grassi, que falou sobre a importância de manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, além de dicas para manter as emoções e sentimentos controlados para o bem estar e qualidade de vida.