Santa Casa comemora Semana da Enfermagem

A Santa Casa de Itapeva realizou a Semana da Enfermagem, voltada para todos os profissionais da área, além de outros colaboradores do hospital

O evento deste ano destacou dois temas de extrema importância na assistência ao paciente:Reanimação Cardiopulmonar e Luto.

No primeiro dia do evento a palestra sobre Reanimação Cardiopulmonar, ministrada pelos enfermeiros Fábio Corazza, Jeovana Faria, Josiane Abreu e Márcia Moreira abordou a importância de seguir corretamente as condutas e os protocolos de enfermagem no ato da reanimação de pacientes em PCR – Parada Cardiorrespiratória. “Nesse tipo de procedimento estamos lutando contra o tempo. Cada segundo é importante. Por isso, a equipe de enfermagem deve estar afinada aos protocolos e condutas de reanimação para o sucesso da ação”, enfatizou Jeovana Faria, subgerente de enfermagem.

Já, no segundo dia, a psicanalista e psicóloga Drª Maria Inês Tassinari abordou o Luto, tema que é enfrentado com frequência pelas equipes de enfermagem, que estão à frente dos cuidados com o paciente e, consequentemente, em contato direto com as famílias.

Durante a abertura do evento, a Diretora Técnico-Administrativa da Santa Casa, Vanda Vitoria Carneiro de Santana, que tem como primeira formação a Enfermagem, enfatizou a importância do conhecimento. “Estamos vivendo em uma era em que o bom conhecimento só tem valor se for compartilhado. Temos pessoas aqui que desempenham brilhantemente seu papel na enfermagem, uma profissão que deve ser valorizada e respeitada por todos. Todo mundo tem um pouco para ensinar e a aprender”, destacou.

Para a gerente de enfermagem, Lucila Vieira Murat, os profissionais de enfermagem merecem todas as homenagens. “Os profissionais de enfermagem exercem um papel fundamental na recuperação do paciente. Deles depende todo o sucesso de executar as prescrições médicas e executar os cuidados diários que trarão de volta o bem estar. Agradeço à minha equipe por toda dedicação, na certeza que buscarão desempenhar cada vez melhor seu papel”, conclui.