A Semana da Enfermagem foi comemorada na Santa Casa com palestras e homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde.
Comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro no dia 12 de maio em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra, Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente. No dia 20 de maio foi o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, data escolhida para marcar a morte da enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.
“A enfermagem é a responsável pelo bem estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família”, explicou a diretora técnico-administrativa da Santa Casa, Vanda Vitória Carneiro de Santana, que tem a enfermagem como sua primeira formação.
A equipe de enfermagem recebeu ainda uma mensagem especial através de um vídeo com depoimento dos próprios pacientes do Hospital, do plano Santa Saúde e do AME Itapeva.
Palestras
Duas importantes palestras marcaram o evento:
“Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano, ministrado pela conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SP) Márcia Regina Costa Brito. O segundo tema foi “Parada Cardiorrespiratória em Adulto – PCR”, em treinamento conduzido pela médica intensivista Drª Valéria Moreira , coordenadora da UTI Adulto da Santa Casa.