Unidade de Fisioterapia da Santa Casa agora conta com Plataforma Vibratória, equipamento é capaz de melhorar a flexibilidade e prevenir a osteoporose
Pesquisas apontam que fazer um exercício de alongamento em cima da plataforma melhora a flexibilidade tanto logo após a vibração como ao longo dos meses. De acordo com Wanda Tatit, fisioterapeuta responsável pela Unidade de Fisioterapia da Santa Casa, o equipamento é indicado para diversas patologias, como osteoporose, Parkinson, alterações circulatórias do equilíbrio e diabetes. “A vibração provocada pelo equipamento é capaz de melhorar a circulação sanguínea, o tônus muscular, a densidade óssea, além de fortalecer as articulações aliviando a dor e uma melhora na postura”, explica. Na Unidade, a equipe de fisioterapia orienta e acompanha o paciente durante o uso do equipamento.
O que é a plataforma vibratória?
É um aparelho que provoca um estímulo mecânico através da vibração caracterizado por movimentos oscilatórios no qual a intensidade varia de acordo com a frequência, amplitude e magnitude do movimento gerado.
Indicações:
– Melhorar a circulação sanguínea
Proporcionar aumento de oxigênio na corrente sanguínea, assim favorecendo a fluidez por todo o corpo. A melhor circulação de sangue pode contribuir para a contração dos músculos e ainda para o fornecimento de nutrientes para as células.
– Tônus muscular
Devido ao processo de contração muscular durante uma sessão de exercícios na plataforma vibratória, os músculos são trabalhados sem a tensão intensa de exercícios de levantamento de peso. Esse benefício é interessante principalmente para aqueles que estão propensos a lesões ou sofreram alguma lesão em outros exercícios.
– Melhora a densidade óssea
As vibrações favorecem o aumento da densidade óssea. Foi comprovado que os astronautas perdem em média 2% de seus ossos em durante 1 mês no espaço, já as demais pessoas perdem esse mesmo percentual por cada década vivida após os 35 anos. O estímulo anabólico oferecido pela plataforma vibratória pode fazer com que os ossos reajam, o que favorece o aumento de nível de densidade dos ossos.
– Estimula a produção de hormônios
Dentre os benefícios da plataforma vibratória, é possível afirmar que o seu corpo poderá produzir maiores níveis de hormônio do crescimento, assim apoiando a reparação e regeneração de músculos, tecidos e ossos. O seu corpo produzirá mais serotonina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar, além de reduzir a produção de cortisol, que é o hormônio responsável pela sensação de estresse e ansiedade.
– Melhora a função imunológica
Estimulando as glândulas linfáticas, o que leva ao aumento do fluxo linfático por todo o corpo, tornando o sistema imunológico mais forte. Esse processo faz com que a pressão arterial seja reduzida e o sangue transporte mais oxigênio para as células de seu corpo.
– Fortalece as articulações e alivia a dor
Os movimentos feitos pela plataforma vibratória podem ajudar a fortalecer os músculos da região dos quadris e glúteos, além de estabilizar o corpo e fortalecer a coluna. As vibrações podem estabilizar as articulações e melhorar a flexibilidade e função articular.
Os benefícios da plataforma vibratória podem ser usufruídos por pessoas com osteoporose, artrite, esclerose múltipla, doença de Parkinson, diabetes, reumatismo, fibromialgia, obesidade, problemas de circulação, e muitas outras condições, pois pode reduzir dores e desconfortos, se for utilizada com o acompanhamento de um profissional da saúde, para que então os exercícios sejam realizados de acordo com as limitações físicas individuais.
– Dor lombar
Músculos lombares enfraquecidos e má postura são as principais causas de dor lombar. Esses músculos podem ser reforçados com terapias sobre a plataforma vibratória. Os movimentos ou massagens realizadas com as vibrações podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para a área afetada, assim aliviando a dor e espasmo. É dito que os desconfortos e incômodos na região podem ser reduzidos em apenas poucas semanas de fisioterapia.
– Varizes
O sangue dos membros inferiores é bombeado de volta para o coração por meio de válvulas nos vasos sanguíneos, os quais impedem que o sangue retorne às extremidades inferiores. As varizes surgem devido ao vazamento dessas válvulas. Com as atividades sobre a plataforma vibratória, é possível identificar que ocorre um significativo aumento na circulação, nota-se melhora no retorno do sangue dos membros inferiores, assim melhorando o desempenho circulatório geral.
Fonte: revista Boa Forma/Ed. Abril