Pesquisa revela que AME de Itapeva está entre os melhores do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde realizou novamente a pesquisa de satisfação com os usuários dos AME´s de todo o Estado. Pelo segundo ano consecutivo, o AME de Itapeva conquista excelente índice e ocupa a primeira colocação da região de Sorocaba

Pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) tem 96,7% de aprovação na avaliação geral. O AME Itapeva foi avaliado com 99% de aprovação, ficando no topo da lista dos melhores. O ambulatório é gerenciado pela Santa Casa de Itapeva.

No ano passado, o índice de aprovação do AME Itapeva foi de 98,5% de aprovação. O resultado deste ano mostra que com alguns ajustes foi possível melhorar ainda esse índice. “Estamos sempre em busca do melhor resultado. Aumentar 0,5% nos motiva a trabalhar com ainda mais dedicação para chegar aos 100%”, comemora Natália Facco Nalesso, coordenadora administrativa do AME Itapeva. “Com base na pesquisa vamos analisar quais são os nossos pontos mais fracos e estudar estratégias para buscar a excelência”, completou.

A pesquisa, realizada em 2016 com pacientes e usuários dos AMEs, é baseada em seis quesitos: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório.

“Avaliar e monitorar continuamente nossas unidades é fundamental para identificarmos o que é preciso aperfeiçoar e o que tem sido exitoso. Os resultados positivos obtidos com essa pesquisa comprovam a qualidade dos nossos AMEs e evidenciam nosso compromisso de ofertar um bom atendimento em nossos serviços”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.

Para o superintendente da Santa Casa de Itapeva, Organização Social gestora do AME Itapeva, o resultado é fruto de uma filosofia que a Instituição tem como lema. “Costumo sempre propagar aos nossos colaborares a ideia de que sempre devemos fazer mais e melhor. Estar entre os melhores do Estado é a concretização disso. Temos colaboradores comprometidos com o resultado e o mérito é todo deles”, disse.

Na opinião da coordenadora médica do AME, Dra. Carla Ramagnoli de Arruda, o resultado da pesquisa demonstra o que na prática acontece diariamente no Ambulatório. “Os pacientes e seus acompanhantes querem ser atendidos no AME porque sentem-se acolhidos pela recepção. Os horários das consultas são respeitados e eles recebem atendimento de qualidade e com possibilidade de realização da maioria dos exames no mesmo local. Pouquíssimas clínicas particulares e de convênios disponibilizam atendimento desta forma, mesmo nos grandes centros, de forma que a população do SUS da nossa região é privilegiada por ter um AME que realmente funciona como deve ser”, explica.

Sobre os AME´s
O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.