Pastoral dos Enfermos há mais de 30 anos faz trabalho voluntário na Santa Casa

“A nossa missão é ser capaz de escutar e de acolher o outro em sua história pessoal”

No início deste mês, como de costume na Sala de Estar da Santa Casa de Itapeva foi realizada a reunião com os voluntários da Pastoral dos Enfermos, entidade ligada à Igreja Católica. Na ocasião, Dona Marli Tassinari, atual coordenadora do grupo comentou que hoje fazem parte da Pastoral dos Enfermos, aproximadamente 30 integrantes, que exercem o ofício de levar uma palavra de oração e conforto.

Segundo Dona Marli coordenadora da Pastoral há mais de 15 anos, ser um voluntário é ser uma pessoa rica em humanidade, que leva ao paciente um bem estar espiritual. “A nossa missão é ser capaz de escutar e de acolher o outro em sua história pessoal, sua individualidade e oferecer-lhe hospitalidade em seu coração, através de uma palavra e de uma oração”, diz.

Outra senhora que também é bastante conhecida pelos corredores da Santa Casa, é Dona Francisca Maria de O. França, uma das fundadoras da Pastoral dos Enfermos da Santa Casa de Itapeva. Para Dona Francisca este voluntariado é uma graça de Deus em sua vida. “Ao visitar os doentes percebo que após a nossa conversa ele já se sente bem mais confortado” diz ao relembrar várias histórias vivenciadas por ela no Hospital.

Já para a mais jovem voluntária, Ângela Batistim que está apenas dois anos na Pastoral dos Enfermos é uma satisfação poder reservar um pouquinho do seu tempo para este momento. “As visitas acontecem nas segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, a partir das 13h30. A cada dia da semana, sempre há quatro voluntários da Pastoral dos Enfermos que se dividem entre os andares da Santa Casa levando uma palavra de consolo e gratidão através das orações”.

Apenas nas terças-feiras não são feitas as visitas, pois às 15h00 acontece a Missa nas dependências da Santa Casa de Itapeva. Esta é aberta para a comunidade em geral que deseja participar da celebração.

De acordo com a Diretora Técnico Administrativa da Santa Casa de Itapeva, Vanda V. Carneiro de Santana esse trabalho voluntário da Pastoral dos Enfermos colabora com atendimento integral ao paciente. “Quando ele é motivado pelo otimismo, aceita melhor a hospitalização e tem maior chance de um rápido restabelecimento”, explica.

O superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho também destaca que é uma satisfação para a Instituição receber os voluntários da Pastoral dos Enfermos e as demais religiões que fazem as visitas com essa missão de levar a palavra de Deus aos leitos do Hospital. “A Santa Casa é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que exalta o trabalho voluntário com vistas ao fortalecimento da missão e dos valores da Instituição” frisa.

Aristeu ainda lembra que, para identificar os agentes da Pastoral dos Enfermos e os demais voluntariados é sempre bom observar o seu crachá, pois todos tem uma identificação e só é permitido entrar nas dependências do hospital, no horário acordado pela diretoria da Santa Casa, e para essa finalidade exclusivamente.