Governo do Estado renova contrato de gestão do AME Itapeva com a Santa Casa

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a prorrogação do contrato do Governo do Estado de São Paulo com a Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, que permanece na gestão do AME Itapeva por mais cinco anos. O Ambulatório é gerenciado pela Instituição desde sua fundação, em 2010. “Nesses cinco anos de gestão a Santa Casa, como gestora desse serviço, sempre atingiu as metas impostas pelo Governo do Estado de São Paulo. Continuar nessa gestão para nós é um motivo de satisfação e orgulho, pois acreditamos que sempre nos empenhamos para fazer o melhor possível. Continuaremos comprometidos com a qualidade do trabalho e do serviço ofertado à população, dando continuidade aos resultados positivos conquistados até agora”, disse Aristeu de Almeida Camargo Filho, superintendente da Santa Casa de Itapeva.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) são centros de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, que atendem exclusivamente pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. Em Itapeva, o atendimento do AME abrange 15 municípios da região Sudoeste Paulista, composta por 300 mil habitantes. Desde que iniciou suas atividades até agora já realizou cerca de 322 mil consultas (entre médicas e não médicas), recebendo em média 500 pacientes ao dia. Em oftalmologia, especialidade de maior procura/oferta são realizadas cerca de 1.500 consultas por mês. “O AME Itapeva trouxe muitos benefícios para a qualidade de saúde dessa população, extremamente carente, realizando com êxito diagnósticos importantes e dando os devidos encaminhamentos para tratamento e cura do paciente”, explica Natália Facco Nalesso, coordenadora administrativa do AME Itapeva.

O ambulatório tem como objetivo ampliar o acesso da população aos exames e procedimentosdiagnósticos especializados, assim como aos tratamentos aos quais não tem acesso na rede básica de saúde.  Para isso, o AME oferece atendimento de forma regionalizada, por meio de consultas referenciadas e programadas, e conta com profissionais médicos e recursos que permitem atender diversas especialidades médicas, realizando consultas ambulatoriais, exames e diagnósticos, procedimentos terapêuticos e pequenas cirurgias ambulatoriais. “Hoje encontramos no AME um atendimento de excelência, sem fila de espera para exames e pequenas cirurgias, com profissionais comprometidos com a qualidade e com o atendimento humanizado, e num prédio adequado às suas necessidades, o que tem permitido o aumento da resolutividade da maioria dos casos de pacientes atendidos”, afirma Dra. Carla Romagnoli de Arruda, coordenadora médica do AME Itapeva.

Para o secretário municipal de saúde, Luiz Tassinari, que acompanhou o trabalho do AME Itapeva desde o início de suas atividades, quando ainda era secretário de saúde em Nova Campina, as consultas de especialidades médicas eram uma grande necessidade da região. “Com a vinda do AME foi possível ampliar a oferta de vagas com especialistas de qualidade, além de proporcionar um diagnóstico já fechado para cada caso, pois o paciente volta para unidade de saúde apenas para dar continuidade ao tratamento proposto. Antes as filas e a demanda reprimida para exames especializados era muito grande. O AME sanou esse problema quase que na totalidade”, conta o secretário.