As técnicas da fisioterapia ajudam a gestante a se adaptar melhor ao novo centro de gravidade que vai sendo modificado à medida que a gravidez evolui.
Na última semana chegou ao fim mais uma edição do Curso Gratuito para Gestante promovido pela Santa Casa, Clínica Santa Saúde e Ambulatório Médico de Especialidades – AME.
Dentre os objetivos preconizados pelo curso, está o trabalho humanizado do parto que visa estimular as gestantes a realizarem o parto natural, considerado menos agressivo tanto para a mãe, quanto para o bebê.
O curso é totalmente gratuito e aberto às mamães que desejam entender melhor as mudanças ocorridas na gestação. Ele é dividido em quatro encontros, sempre nas quartas-feiras, com duração de no máximo 2 horas/aula.
No último dia 30, a fisioterapeuta Nádia Shuman, que faz parte da equipe de fisioterapia da Santa Casa de Itapeva falou sobre os benefícios que as futuras mamães terão, com um cuidado especial durante a gestação. “Nós fisioterapeutas contribuímos para a qualidade do parto em todas as suas fases. As técnicas utilizadas e a nossa prática têm demonstrado um resultado muito satisfatório, contribuindo assim, para um trabalho de parto mais rápido, com menos dor e de maior qualidade”, ressalta Nádia.
De acordo com a profissional, a fisioterapia ajuda a gestante a se adaptar melhor ao novo centro de gravidade que vai sendo modificado à medida que a gravidez evolui e auxilia a mesma a preparar o corpo para as alterações que ocorrem durante todo o período de gestação, como as alterações posturais, de marcha e respiratórias. “A fisioterapia nesta nova fase ajudará a diminuir os sintomas da gravidez, controlar ansiedade e depressão, a diminuir a indicação do parto cesária e ao uso de medicamentos, estreitar o tempo de trabalho de parto, melhorar qualidade de vida da gestante e tornar o parto mais participativo e humanizado”, reforça.
Durante o encontro, Nádia ainda enumerou os benefícios de se manter um programa de exercícios durante a gravidez, lembrando que o exercício físico realizado de forma regular reduz os fatores de risco associados à gravidez. “Para as gestantes que praticam exercícios antes da gravidez, o exercício ajuda a manter sua aptidão física e, além disso, pode aliviar muitos os efeitos colaterais desagradáveis do início da gravidez, tais como fadiga e náuseas”.
Ao final, Shuman explicou também que, a fisioterapia é realizada de acordo com a fase gestacional, onde são trabalhados exercícios para o metabolismo, que ajudam a prevenir os inchaços e melhoram a circulação, exercícios de alongamento e fortalecimento, que colaboram para manter bom equilíbrio e melhorar aptidão física e exercícios respiratórios, que auxiliam no momento do parto, pois controla a ansiedade e administra melhor a dor.
A enfermeira responsável pelo curso, Janete Vasconcelos explicou que as aulas são ministradas por uma equipe multiprofissional, composta por Enfermeiras Obstetras, Fisioterapeuta e Nutricionista. “As gestantes e mulheres que estejam planejando engravidar podem participar e levar um acompanhante. As aulas acontecem na Sala de Estar da Santa Casa, aonde o acesso é pela Portaria 5”.
Vale lembrar que, no próximo mês de Maio, o Curso Gratuito para Gestante terá início no dia 07, as 14h30. Não precisa fazer inscrição com antecedência. Mais informações pelo telefone: 15 3522-9500 – ramal: 9646.