Equipe multiprofissional da UCI realiza palestra em escola sobre o Combate ao Tabaco

No dia 29 de agosto comemora-se o dia nacional de combate ao fumo. Para alertar adolescentes sobre os males do cigarro a equipe da Unidade do Câncer de Itapeva (UCI) realizou palestra para adolescentes das escolas municipais

A ação aconteceu na última sexta-feira, 28, na escola Thereza Silveira Mello, e contou com a participação de aproximadamente 100 alunos. Ministrada pela enfermeira Giovanna Longhini, especialista em Oncologia. O objetivo foi chamar a atenção dos jovens com relação aos males causados pelo tabaco.

Segundo a enfermeira, dados publicados pelo Inca (Instituto do Câncer) afirmam que a maior incidência de primeira experiência com tabaco é entre 13 e 16 anos. “Escolhemos esse público justamente para alertá-los, na tentativa de que não se tornem dependentes do tabaco”, conta Giovanna.

Em palestra multimídia, os males causados pelo tabaco, além dos tipos de câncer que seu consumo causa, foram apresentados com linguagem interativa e apropriada para a idade dos estudantes. “Tivemos a preocupação de abordar o tema de uma forma leve para despertar o interesse dos alunos. Escolhemos esse público por se tratar de jovens estudantes, que podem ser multiplicadores da informação, alertando outras pessoas sobre o risco de fumar”, diz a enfermeira.

A equipe que elaborou o evento foi composta também pela farmacêutica Ana Claudia Lima, enfermeira Luzia Coradim, assistente social Anaí Andrézia e a jornalista Claudia de La Rua.