Emenda do Dr. Ulysses destina oito novas máquinas para a Hemodiálise da Santa Casa de Itapeva

Deputado Estadual Dr. Ulysses Tassinari viabiliza a ampliação da unidade de Hemodiálise, que poderá assistir cerca de 40 novos pacientes. Obras tiveram início nesta semana

Inaugurada em 2003, a Unidade de Hemodiálise da Santa Casa de Itapeva significou uma grande conquista para a região de Itapeva, que até então destinava seus pacientes para tratamento em outros municípios. “Iniciamos o serviço com 16 máquinas e rapidamente tivemos que ampliar a unidade para atender a demanda reprimida existente, foi quando inauguramos mais um box em 2008, passando de 16 para 24 máquinas. Ainda assim, já não estava sendo suficiente para a região, já que muitos de nossos pacientes ainda viajam para fazer tratamento fora”, conta Aristeu de Almeida Camargo Filho, superintendente da Santa Casa de Itapeva.

Graças a uma emenda do Deputado Estadual Dr. Ulysses Tassinari, que destinou R$ 670 mil à Santa Casa, será possível realizar nova ampliação na Unidade de Hemodiálise, aumentando mais um box, que contará com oito novas máquinas. “Essa ampliação vai aumentar de 150 para aproximadamente 200 o número de pacientes assistidos pelo hospital. Um esforço que fizemos para atender uma grande demanda ainda existente na nossa região. O início das obras nos deixou muito contente”, declarou Dr. Ulysses.

Para o superintendente da Santa Casa essa conquista é mais uma vitória dentre as benfeitorias planejadas para o Hospital. “Paciente que realiza tratamento de Hemodiálise faz três sessões por semana, que dura cerca de quatro horas cada. Esse paciente somente tem alta do tratamento quando consegue realizar o transplante de rim. Isso significa que abertura de uma nova vaga só acontece quando um paciente realiza transplante, vai a óbito, ou abandona o tratamento a pedido. Por isso, a aquisição dessas novas máquinas é tão importante”, explica Aristeu.

As obras tiveram início nesta semana, com expectativa para conclusão em torno de 90 dias. As novas vagas serão controladas pela Divisão Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI), como já é feito atualmente. “É importante que a população compreenda que toda vaga SUS não é administrada pela Santa Casa. Existe uma central de regulação para todos os nossos serviços, e todas as vagas são controladas por eles”, explica Aristeu.

Para Aristeu a ampliação da Hemodiálise só foi possível devido à visão e sensibilidade que o Deputado Dr. Ulysses tem para com a população itapevense e região. “O trabalho dele como deputado foi fundamental para essa conquista. Esse é um momento de gratidão. Acredito que toda sociedade deve render homenagens ao Dr. Ulysses, pois ele sempre demonstra boa vontade e atenção aos problemas apresentados pela Santa Casa, refletindo diretamente na assistência oferecida à população usuária” destaca o superintendente.