Santa Casa agora conta com teste ergométrico

O teste ergométrico é um exame que consiste na aplicação de um esforço físico com o objetivo de avaliar o funcionamento cardiovascular. O paciente é monitorado durante a simulação de uma caminhada na esteira, com esforço físico gradualmente crescente, em que são observados os sintomas, a capacidade física, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Segundo Dr. Aristeu de Almeida Camargo Neto, responsável pelo teste ergométrico realizado na Santa Casa, o exame é indicado em diversas situações de avaliação cardíaca. Entre elas, para os pacientes saudáveis, acima de 40 anos, que desejam iniciar a prática de atividade física, com base em um diagnóstico que será capaz de orientar a intensidade dos exercícios e do treino.

Outra situação são os pacientes com fatores de risco para doença arterial coronariana, que são as placas de gordura acumuladas nas artérias do coração, que aumentam o risco de infarto. Alguns desses fatores de risco são: hipertensão, diabetes mellitus, tabagismo, histórico de doenças coronarianas na família, obesidade, sedentarismo.

“O teste ergométrico serve para avaliar esses pacientes que tem fatores de risco para a doença arterial coronariana, a que mais mata no mundo atualmente, aliado a outros exames trarão um diagnóstico precoce para que o médico possa indicar um tratamento preventivo”, explica Dr. Aristeu Neto.

Ainda de acordo o cardiologista, a probabilidade de alguma complicação cardíaca grave durante o teste ergométrico é extremamente rara, porém, não é nula. “Devido a isso, o melhor local para a realização desse exame é em ambiente hospitalar. Embora, claro, também possa ser realizado em consultório. De qualquer forma, o teste ergométrico deve ser realizado por um médico especializado nessa área, que será auxiliado por um profissional de enfermagem”.

A estrutura oferecida pela Santa Casa, além de contar com uma equipe totalmente treinada para executar o exame, dispõe de equipamentos de alta tecnologia.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (15) 3521-9505.

Este exame é realizado para diagnosticar e avaliar doenças, como:

• Entupimento das artérias do coração;
  • Problemas nas válvulas, enfraquecimento do músculo do coração;
  • Doenças congênitas;
  • Alterações do ritmo cardíaco e avaliação da capacidade;
  • Também auxilia na orientação de atividades físicas e na avaliação pré-operatória para algumas cirurgias.