Conselheiros do CGSUS da Santa Casa visitam as obras do Centro Regional de Oncologia

Engenheiro responsável explica os detalhes de como está a primeira fase da obra, e como será o prédio que terá no total, quatro andares.

No último dia 15, foi realizada a primeira reunião do ano de 2014, com os membros do Conselho Gestor de Saúde da Santa Casa de Itapeva. Os encontros acontecem mensalmente nas dependências do Hospital.

O CGSUS é composto por representantes da comunidade, de funcionários do Hospital e da Secretaria Municipal da Saúde, com a finalidade de debater sobre o atendimento prestado ao usuário SUS.

De acordo com a diretora técnico administrativa da Santa Casa, Vanda Vitoria Carneiro de Santana, os membros do CGSUS também fiscalizam e controlam a execução das políticas e ações de saúde, que dizem respeito à prestação de serviços destinados aos pacientes que utilizam o SUS. “Durante os nossos encontros, os conselheiros recebem as informações a respeito dos novos investimentos que são implantados no Serviço Único de Saúde e sugerem temas, que visam a melhoraria da qualidade no atendimento SUS”, elenca a diretora.

Na manhã do dia 15, os membros do CGSUS foram conhecer de perto, onde será construído o prédio do Centro Regional de Oncologia de Itapeva. Na ocasião, o engenheiro responsável, Paulo Roberto Rocha Carvalho explicou os detalhes de como está o andamento da primeira fase da obra, e como será o prédio que terá no total, quatro andares.

Na oportunidade, também puderam constatar o trabalho fundamental do Deputado Dr. Ulysses Mário Tassinari, na conquista do Centro Regional de Oncologia. “As lutas incansáveis do Deputado Dr. Ulysses, para conseguir junto aos gestores estaduais a liberação dos recursos foram de extrema importância para esta realidade que Itapeva e região vivenciam atualmente na saúde pública”, destacou Vanda.

O que é o CGSUS: Por meio da Lei municipal n°. 2845/09, que dispõe sobre a gestão democrática e participativa no município de Itapeva, através da criação dos conselhos gestores das Unidades, Serviços e prestadores de serviços ao SUS – CGSUS, em 2009 foi realizada a eleição dos membros que representaram o CGSUS em todas as Unidades de Saúde do município, na Santa Casa de Misericórdia de Itapeva e na APAE.

O CGSUS tem a participação de usuários, trabalhadores e gerentes. Os membros do conselho tem composição tripartite, com no mínimo oito e no máximo dezesseis membros efetivos e o mesmo número de suplentes, sendo 50% de representantes de usuários, 25% de representantes dos trabalhadores da saúde e 25% de representantes da direção da Unidade.

As funções dos membros dos Conselhos Gestores não são remuneradas, sendo suas atividades consideradas de relevante interesse público.