Colaboradores da Santa Casa de Itapeva recebem curso sobre Estatística Hospitalar

“Aprender para Atender” esse é o lema da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – Fehosp.

A Santa Casa de Itapeva, entidade associada à Fehosp recebeu no início deste mês, o palestrante, Eduardo Martinho que atua no setor da saúde desde 1976. Eduardo é Administrador, com especialização em Administração Hospitalar e Saúde Pública, MBA em gestão empresarial, Mestrado em Liderança e Doutorando em Bioética.

Segundo o palestrante “escutar é uma virtude, ser solícito, aprender a ter postura no ambiente hospitalar são qualidades que todos os colaboradores devem buscar no seu dia-a-dia”, comenta.

Ao longo das 8 horas/aula, Eduardo destacou em sua apresentação que o tema sobre Estatística Hospitalar, muitas vezes leva aos envolvidos pensar que será tratado somente sobre dados e números, mas não é só isso. “Vocês devem lembrar que por trás desses números existem vidas, pessoas, sentimentos, e é nesse sentido que também iremos avaliar o que pode ser melhorado na Santa Casa de Itapeva”.

O objetivo do curso foi capacitar os profissionais a analisarem o processo de Estatística Hospitalar nas Instituições Privadas e Publicas de saúde, hospitais e nas operadoras de planos de saúde, proporcionando visão tanto do macro quanto do micro sistema.

“O nosso papel aqui é criar um ambiente de discussão quanto ao papel da equipe multidisciplinar de saúde, apresentar modelos atuais e novas propostas para a prática da auditoria nos serviços de saúde, com citação de casos vivenciados em várias Instituições de Saúde do Brasil”, complementa o palestrante Eduardo.

Para o superintendente da Santa Casa de Itapeva, Aristeu de Almeida Camargo Filho a capacitação dos colaboradores visa um dos objetivos da Entidade que é a excelência em gestão hospitalar. “Estamos constantemente investindo em nossos profissionais, pois são eles que estão diretamente em contado com pacientes e familiares”, relata.

Aristeu lembrou também que a Santa Casa de Itapeva busca crescer não só estruturalmente, mas principalmente no que diz respeito à qualidade do profissional que presta atendimentos a população de Itapeva e região. “Nós também temos através do Programa Educasus uma agenda semanal de cursos abertos àqueles que têm interesse e estão diretamente envolvidos com o assunto. O Portal Educasus promove ainda a troca de experiência com os demais profissionais de saúde de todo o país, pois são vídeo/aulas transmitidas em tempo real, por via satélite”, frisa o superintendente.