Colaboradoras da Santa Casa fazem curso de aperfeiçoamento em técnicas de mamografias

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu um curso durante quatro dias, em São Paulo, sobre aperfeiçoamento das técnicas de mamografia, com o objetivo de preparar o profissional para executar de forma qualitativa a rotina e o controle das ações desenvolvidas no setor de mamografia, assegurando a qualidade da imagem. A Santa Casa de Itapeva foi uma das Instituições contempladas com 10 vagas, e teve a oportunidade de enviar as colaboradoras, que atuam como técnicas em radiologia e executoras do exame de mamografia, para receber as orientações.

Após registros de crescimento de câncer de mama entre mulheres e homens após 50 anos de idade, em sua grande maioria mulheres, o Ministério da Saúde verificou a importância de promover esse curso visando assim aprimorar as técnicas de qualidade em exames mamográficos.

Segundo a técnica em radiologia da Santa Casa de Itapeva, Josiane Vanessa Raifur, durante o curso foi possível trocar informações com equipes de diversos hospitais do país. “Nós analisamos vários métodos sugeridos pelos demais profissionais presentes no curso e vamos adotar aqueles que vão melhorar a qualidade do diagnóstico do exame de mamografia realizado aqui na Santa Casa e que podem dar resultados ainda mais precisos”, destaca Josiane.

A enfermeira responsável pelo setor de imagem da Santa Casa de Itapeva, Janine Lopes Faria comentou que a equipe recebeu elogios, pois a Santa Casa utiliza o método digital e ainda conta com o apoio da equipe de Tecnologia da Informação (TI), fazendo com que os colaboradores da radiologia ganhem tempo e possam dar mais atenção ao paciente.

“Muitas vezes as pacientes chegam constrangidas e apreensivas para fazer o exame. Uma boa recepção faz com que elas se sintam um pouco mais à vontade e, assim, colaborem para que o exame seja feito de forma tranquila e eficaz”, cita Janine, referindo-se à humanização do serviço, uma das questões também trabalhadas no curso, pois mostra que o atendimento faz toda a diferença tanto para a equipe hospitalar quanto para a paciente que está em tratamento.

Para a colaboradora Mariana Leão Rocha, o curso foi de grande valia, pois serviu como aprendizado para sua carreira. “Agradeço a Santa Casa pela oportunidade e espero contribuir com o conhecimento adquirido para o desenvolvimento do setor de imagem do Hospital e a qualidade do serviço por nós prestado”, ressalta.