Colaboradora da Santa Casa de Itapeva tem monografia de pós-graduação destacada pela Fehosp

Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (Fehosp) homenageou as melhores monografias de conclusão do curso de pós-graduação em administração hospitalar. A gerente de farmácia da Santa Casa, Marize Theobaldo Garcia, foi um dos destaques

A Fehosp promove essa especialização desde 2008, gratuitamente e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O objetivo é capacitar os profissionais administradores hospitalares mediante o fornecimento de uma sólida fundamentação teórica e subsídios para o conhecimento e a interação da realidade das unidades que prestam assistência ao paciente.

Foram 18 meses de curso, realizados em quatro polos: São Paulo, Presidente Prudente, Rio Claro e Franca. Nesta última edição, a Fehosp destacou as três melhores monografias de cada unidade, entre elas, a da gerente de farmácia da Santa Casa de Itapeva, Marize Theobaldo Garcia, que explorou como tema os Principais fatores que podem ocasionar erros de medicação em um ambiente hospitalar.

Para Marize, representar a Instituição nesse evento, que aconteceu durante o 23º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de SP, foi uma enorme satisfação. “Foi uma honra poder retribuir à Instituição a oportunidade que tive de realizar esse curso. Esse prêmio fez valer a pena cada segundo debruçado nos livros de pesquisas e estudo”, contou.

A homenageada também destacou que o tema de sua monografia é parte da rotina de trabalho que vivencia na Santa Casa. “Há algum tempo o Hospital vem trabalhando processos para evitar erros de medicação e, por essa razão, uma equipe atua com treinamentos e análise dos processos que envolvem a medicação”, explica.

Segundo a Fehosp,  esse processo de capacitação faz com que os hospitais participantes deem um novo passo na concretização dessa profissionalização. O avanço na busca de conhecimentos e novas tecnologias na área de saúde proporcionará a esses profissionais um aperfeiçoamento de seus conhecimentos técnico-profissionais para atuarem como gestores e líderes regionais, com uma postura resolutiva em todos os níveis de complexidade e áreas de abrangência do Sistema Único de Saúde – SUS.

A Santa Casa de Itapeva já conta com 12 colaboradores especializados em administração hospitalar através dessa parceria com a Fehosp e, neste próximo semestre, mais dois colaboradores iniciarão o curso.