Cealag realiza novo projeto de pesquisa na Santa Casa

A Santa Casa está participando de um projeto da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), que realizará um estudo junto aos hospitais filantrópicos com o objetivo de estimar a necessidade de oferta de leitos para Cuidados Continuados Integrados (CCI) em nossa região.

Segundo a enfermeira Fabiana Cruz, responsável pelo acompanhamento do projeto na Instituição, serão realizadas entrevistas com pacientes internados, convênio SUS, nas especialidades clínica e cirúrgica e também com os médicos. “Essa pesquisa irá traçar o perfil dos pacientes, identificando suas necessidades de cuidados continuados após a alta hospitalar”, explica.

O projeto prevê que pacientes que necessitem de cuidados mais prolongados possam ser acompanhados nas unidades preparadas para essa finalidade, dispondo de uma atenção multidisciplinar, que atenda às suas necessidades. Com isso, a ideia é que ocorra uma melhora na gestão da alta médica, proporcionando uma assistência continuada e melhor qualidade de vida aos pacientes que precisam de mais tempo para se recuperar.

Ao transferir pacientes que já passaram pelo período mais crítico da doença para hospitais de menor porte, os leitos ficam liberados para casos mais graves. Iniciativas assim já estão sendo implantadas por meio de um projeto piloto, como parte integrante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), nas cidades de Teresina (PI), Rebouças (PR) e Campo Grande (MS). Outra iniciativa em andamento é a da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em Ipuã e Pedregulho (SP).

Sobre o CEALAG

Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão dedica-se à pesquisa, ao ensino, à assessoria técnica e gerencial e à difusão de conhecimentos na área da saúde. Por meio de pesquisas, realizadas pelo próprio Cealag ou em parceria com outras instituições, o centro de estudos produz conhecimentos sobre a saúde coletiva no Brasil e trata de disseminá-los.