AME, Santa Saúde e Maternidade da Santa Casa promovem a campanha de amamentação Agosto Dourado

Campanha incentiva a amamentação usando como símbolo o laço dourado (veja simbologia no quadro abaixo)

O leite materno é reconhecido no mundo inteiro como o fator mais eficaz de proteção para os bebês, não sendo necessário nenhum outro complemento nos primeiros seis meses de vida. O AME Itapeva conta com a fonoaudióloga Fabiane Mizobuchi, certificada em consultoria internacional de amamentação, que orienta as gestantes que estão realizando pré-natal no AME, quanto ao processo de amamentação e cuidado com as mamas. “Elas entendem aqui o quanto é importante amamentar o bebê. Aprendem sobre a pega correta para evitar que o seio machuque, posição adequada para amamentação, ordenha para aliviar o peso das mamas e tiram todas as suas dúvidas para que esse momento entre mamãe e bebê seja muito prazeroso”, explicou Fabiane. As puérperas (mulheres que acabaram de ter bebê) também tiveram a oportunidade de participar dessa ação, relatando suas experiências.

Esse atendimento às gestantes acontece ao longo do ano. Mas, para evidenciar a importância da amamentação e a participação no calendário das ações do Agosto Dourado, o AME recebeu as gestantes de uma forma ainda mais especial, preparando um singelo café da manhã para acolhê-las. “Entendemos a amamentação como um processo fundamental para saúde do bebê. Por isso, o AME disponibiliza esse projeto tão especial para nossas gestantes, que fazem pré-natal de alto risco no Ambulatório. É um privilégio para elas poder contar o auxílio exclusivo de uma profissional tão capacitada quanto a Dra. Fabiane. Elas saem daqui muito bem orientadas e saberão lidar bem com qualquer adversidade que tenham durante a amamentação, tendo informações qualificadas para seguir adiante com tranquilidade”, diz Natália Facco Nalesso, coordenadora administrativa do AME Itapeva.

Maternidade

As enfermeiras obstetras da Santa Casa também distribuíram um pequeno mimo para as mamães, acompanhado de orientações sobre a amamentação. As equipes da Maternidade e da clínica Santa Saúde e AME usaram laços dourados para lembrar a importância da campanha e cartazes foram espalhados pelas unidades.