O Ambulatório Médico de Especialidades de Itapeva (AME Itapeva) – administrado pela Santa Casa de Itapeva – participou do novo indicador de Qualidade de Gestão implantado pela Secretaria de Estado da Saúde, com a finalidade de analisar o desempenho de todos os ambulatórios. Uma equipe especializada percorreu todas as unidades utilizando um roteiro customizado, que avaliava itens, como atendimento, estrutura física, documentação, estratégias, plano de metas e resultados atingidos. O processo é dividido em duas etapas: análise documental (seguindo questionários de autoavaliação) e presencial, com a visita dos avaliadores às unidades.
Avaliado pela primeira vez, o AME Itapeva atingiu resultado bastante satisfatório, quando comparado a outras unidades que atingiram pontuação abaixo e dispõem dos mesmos parâmetros que a unidade de Itapeva. “Desde a nossa inauguração, em 2010, estamos buscando melhorar nosso fluxo e qualidade de atendimento. Consideramos esse tipo de avaliação muito importante, pois nos dá um parâmetro de como estamos atuando. Agora buscaremos novas estratégias para melhorar ainda mais nossos resultados, de acordo com os apontamentos feitos pela equipe do CQH”, explica a coordenadora do AME Itapeva, Natália Facco Nalesso.
Avaliação
A proposta da Secretaria de Estado da Saúde é incentivar a busca pela excelência dos processos internos e dos serviços prestados nas unidades ambulatoriais sob gestão de Organizações Sociais de Saúde (OSSs) e Entidades Parceiras, por meio do indicador valorado “Qualidade de Gestão”. Sendo que para o primeiro trimestre de 2012 a meta foi a implantação do Comitê de Qualidade na Unidade. No 2º trimestre a unidade passou por uma autoavaliação, respondendo ao roteiro do CQH, com pontuação por critérios e a somatória total (escala de 0 a 100).
A próxima avaliação será após um ano. “A equipe do AME Itapeva está muito empenhada em continuar exercendo com muito profissionalismo a prestação do nosso serviço e, desta forma, melhorar ainda mais nossa pontuação na próxima avaliação”, completa a coordenadora médica Dra. Carla Ramagnoli de Arruda.