AME arrecada mais de 150 litros de leite à Casa de Apoio dos Renais Crônicos de Itapeva

“Um dos alimentos mais consumidos pelos pacientes renais e primordiais para complementar a sua alimentação, é o leite”.

O Ambulatório Médico de Especialidades – AME Itapeva aderiu à campanha de arrecadação de leites para serem doados a Casa de Apoio dos Renais Crônicos de Itapeva e Região. Durante o horário de atendimento (7h às 19h) nas dependências do AME foi destinado um espaço para receber as doações.

Na última semana, a enfermeira de Qualidade e Humanização do AME, Andressa Drummond e a responsável pelo setor de Hotelaria Hospitalar da Santa Casa e AME, Gabriela Oliveira representaram as Instituições e estiveram na sede da Casa de Apoio para entregar um total de 158 litros de leite, arrecadados durante a campanha.

Para Patrícia Vieira Galvão, responsável pela administração da Casa, um dos alimentos mais consumidos pelos pacientes renais e primordiais para complementar a sua alimentação, é o leite. “Essa doação pode manter por pelo menos 40 dias sem termos que comprar esse tipo de alimento. Muitos pacientes moram distante de Itapeva e devido ao tratamento de hemodiálise realizado na Santa Casa de Itapeva, precisam sair de suas casas um dia antes ou então aguardar o transporte ao final do dia para retornar. Entre esses intervalos, a Casa de Apoio dos Renais Crônicos abriga os pacientes que precisam se alimentar e repousar”.

Patrícia explicou também que, a Associação acolhe pacientes dos municípios de Itapeva e região que passam por sessões de 4 horas de hemodiálise, três vezes por semana, na Santa Casa. “A Casa de Apoio funciona de segunda a sábado, das oito da manhã às cinco da tarde. Servimos café da manhã, almoço e o café da tarde. A estrutura da Casa permite ainda que o paciente renal repouse enquanto espera o retorno para casa”.

Segundo a coordenadora administrativa do AME, Natália Facco Nalesso, os colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidades sempre participam ativamente de campanhas solidárias. “Trabalhamos diariamente em contato com pacientes que estão precisando de uma consulta ou exames especializados, e participar de campanhas como essa, ajuda a entender o quão somos capazes de fazer o bem, basta um gesto de solidariedade”, ressalta.

A Casa de Apoio dos Renais Crônicos recebe mensalmente um subsídio das prefeituras da região, mas não é suficiente para manter a estrutura oferecida aos pacientes que utilizam os serviços da Casa.  “Todos os tipos de doações são bem vindas. Nós temos uma pessoa que vai todo mês até a sua casa ou estabelecimento comercial receber as doações em dinheiro. O valor quem estipula é o contribuinte. Também estamos abertos àquelas pessoas que podem dedicar um pouquinho do seu tempo e trazer alegria”, Patrícia cita como exemplo duas professoras que voluntariamente faziam apresentações teatrais.

Para quem deseja se tornar um sócio contribuinte ou um voluntário, a Casa de Apoio dos Renais Crônicos de Itapeva e Região está localizada à Rua Colômbia, 333, no Bairro Jardim América. O telefone para mais informações é: 15 3522-0767.