Membro da Diretoria da Santa Casa desde 1969 recebe o carinho
dos colaboradores da Instituição
Com 90 anos recém completados, o querido professor Luiz dos Santos Duch faleceu no último domingo, deixando aos cidadãos itapevenses uma lição de amor e benevolência. Nascido em Itapeva, quando o município ainda levava o nome de Faxina, passou toda sua vida aqui. Em 1935, ingressou no Grupo Escolar Ginásio, onde posteriormente lecionou Ciências. Mesmo com as dificuldades da época, em que faltavam materiais pedagógicos e os laboratórios quase não possuíam aparelhos, Luiz Duch formou grandes alunos. “Quando andávamos pelas ruas da cidade, era comum que ex-alunos o parassem para contar sobre suas atuais conquistas. Muitos deles já ocupando profissão e cargo de destaque. Era nítido o quanto ele era lembrado com carinho”, conta o amigo Wilson Kasemodel, vice-provedor da Santa Casa de Itapeva, com quem Luiz Duch conviveu durante muitos anos.
Além da vida acadêmica, Luiz Duch prestou grandes contribuições às instituições da cidade, como o Asilo São Vicente de Paula e o Itapeva Clube, onde foi tesoureiro por muitos anos. Foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Itapeva e membro da mesa administrativa da Santa Casa, de 1969 até os dias atuais. “Sr. Luiz Duch foi eleito tesoureiro nessa época e depois participou sucessivamente das outras diretorias. Ele era atuante e participativo. Vinha diariamente à Santa Casa e mantinha-se informado sobre a rotina administrativa. A Santa Casa deve muito a ele, que teve parte da sua vida dedicada à Instituição”, lembra Wilson Kasemodel.
Luiz Duch tinha orgulho de pertencer a essa terra. Fazia isso na prática, participando voluntariamente do trabalho realizado por instituições filantrópicas que prestam serviço ao cidadão. Acompanhou de perto toda a evolução e o crescimento da Santa Casa, inclusive da reconstrução do prédio do Hospital após o terrível incêndio de 1943. Disse em certa ocasião: “as chamas daquele terrível acidente ainda estão gravadas na minha memória, bem como o trabalho incessante da população itapevense para reconstruir a parte que foi destruída pelo incêndio”.
“Tive uma convivência de quarenta anos com o Luiz. Conhecemo-nos quando ainda lecionávamos e construímos uma amizade de irmãos. Era uma pessoa excepcional, íntegro e inteligente. Foi um excelente professor. Aprendi muito com ele. Infelizmente chegou o dia da sua partida. Sua despedida foi bonita e seu trabalho foi reconhecido pela população. Sua presença nos fará falta”, Augusto Rios Carneiro, provedor da Santa Casa.
Uma homenagem dos amigos da Santa Casa de Itapeva
“A vida é como uma viagem de trem. Em algumas estações alguns sobem e outros descem. Não sabemos ao certo por quanto tempo nos acompanharão, mas, com certeza, durante esse lapso deixarão uma marca indelével em nós” Rosa Bohan
Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva
Jornalista Responsável: Claudia de La Rua – MTB 34.796