13 de março são comemorados o Dia Mundial do Rim e o Combate à Insuficiência Renal.
O Ambulatório Médico de Especialidades – AME Itapeva está participando da Campanha nacional, com diversas ações. Para iniciar a semana que visa à prevenção da doença, no dia 10 de março, a nutricionista do AME, Fabiane A. de Almeida esteve presente na Casa de Apoio da Associação dos Renais Crônicos de Itapeva e Região, para orientar pacientes e funcionários sobre uma alimentação adequada para aqueles que estão em tratamento.
Na oportunidade, as cozinheiras da Associação receberam dicas de como armazenar e preparar os alimentos corretamente e também quais são os mais indicados para pacientes renais. “Expliquei sobre o preparo ideal, o que pode ser consumido e reforcei quais são os alimentos que devem ser evitados, principalmente, o excesso de sal nas refeições”, destaca.
De acordo com Patrícia, uma das responsáveis pela Casa de Apoio da Associação dos Renais Crônicos, a Associação acolhe pacientes dos municípios de Itapeva e região que passam por sessões de 4 horas de hemodiálise, três vezes por semana, na Santa Casa de Itapeva. “A Casa de Apoio funciona de segunda a sábado, das oito da manhã às cinco da tarde. Servimos almoço, café da tarde e um lanche aos doentes. Após o tratamento eles ainda podem repousar enquanto esperam o retorno para suas casas”, diz.
A Campanha nacional tem como tema neste ano “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a doença e ressaltar a importância do cuidado com os rins frente ao envelhecimento.
No AME Itapeva, no dia mundial do Rim, também serão distribuídos panfletos e feitas orientações aos pacientes que aguardam para a consulta na sala de espera. “Vamos alertar a população que passa pelo Ambulatório neste dia para a importância de se prevenir”, diz a coordenadora administrativa do AME, Natalia Facco Nalesso.
O Ambulatório Médico de Especialidades de Itapeva realiza consultas e exames nefrológicos, mas para passar por consulta com o especialista é preciso que o paciente seja encaminhado via Central Reguladora. “Como todas as especialidades atendidas no AME Itapeva, não é diferente no caso da nefrologia, ou seja, é o médico da Unidade de Saúde do seu município ou bairro quem irá identificar a necessidade de passar por consulta com o médico especialista”, reforça a Coordenadora Médica do AME Dra. Carla Romagnoli de Arruda.
Segundo a Coordenadora e também nefrologista, Dra. Carla a doença renal é silenciosa, e só dói se já tem algum problema. “Por isso a importância de fazer a prevenção e procurar pelo seu médico para saber se há algum problema de saúde relacionado, pois as doenças renais têm causas diversas e podem progredir para a perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas em tempo”, destaca.
Por fim, o AME Itapeva também aderiu à campanha de arrecadação de leites para serem doados a Casa de Apoio dos Renais Crônicos de Itapeva e Região. Durante todo o mês de março, durante o horário de atendimento, das 7h00 as 19h00, nas dependências do AME terá um espaço destinado para receber as doações, pois um dos alimentos mais consumidos e primordiais para complementar a alimentação adequada desse paciente em tratamento, é o leite. Mais informações pelo telefone do AME: 15 3524 9800.