Enfermeiras do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Itapeva fazem curso sobre RDC 15

O Objetivo é desenvolver o processo de qualidade e o aprimoramento de profissionais que atuam na Central de Material e Esterilização.

A Santa Casa de Itapeva inaugurou há três anos um novo bloco operatório estruturado de acordo com as mais avançadas tecnologias, qualificando-o como o Centro Cirúrgico mais moderno da região Sudoeste Paulista.

Este novo complexo é formado por três núcleos: o Centro Cirúrgico, a Central de Material e Esterilização e a Recuperação Anestésica. Atualmente o Centro Cirúrgico da Santa Casa dispõe de 10 salas construídas de acordo com as mais rígidas recomendações técnicas que regulamentam o setor, sendo nove destinadas para cirurgias e uma para hemodinâmica.

Com o intuito de oferecer todo suporte necessário ao corpo clínico, durante a realização dos procedimentos cirúrgicos. As enfermeiras do Centro Cirúrgico da Santa Casa, Edilene Fogaça Oliveira e Francielen Alves de Lima participaram no final do último mês, do treinamento sobre RDC 15.

A normativa da Vigilância Sanitária dispõe sobre os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e aplicação em Centros de Material e Esterilização – CME dos serviços de saúde públicos e privados.

O curso foi ministrado sob as orientações da instrutora, Cristiane Uyeno que é enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização do Hospital do Idoso, Zilda Arns de Curitiba; Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Docente do Curso de Pós-graduação em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC e presidente do Grupo Paranaense de Enfermeiros em Centro Cirúrgico.

Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Itapeva, Juliana Cristina de A. Araújo Cravo, este Regulamento da Vigilância Sanitária tem o objetivo de estabelecer os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.“Nós temos a preocupação de garantir a excelência nas cirurgias realizadas na Santa Casa e o aprimoramento dos profissionais que atuam neste setor é fundamental para a garantia da qualidade e eficiência dos procedimentos efetuados no Centro Cirúrgico”, destaca Juliana.

Dentre as questões abordadas no curso foram apresentadas as formas de como cumprir as exigências; A implantação de processos de qualidade da CME; Legislações nacionais e internacionais que norteiam o processo de esterilização; Qualificação do processo de limpeza e a limpeza manual e automática; Classificação de embalagem para acondicionamento de matérias; Monitoramento do processo de esterilização; Armazenamento de matérias submetidas aos processos de limpeza, desinfecção ou esterilização; Formas de garantir e determinar o prazo de limite de uso; Transporte de artigos processados; E o gerenciamento de resíduos.