Prática da higienização correta das mãos é reforçada com evento na Santa Casa

A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Higienização das mãos,
que busca a prevenção da transmissão de infecções

Em evento ilustrado com palestra, vídeos e teatro a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, da Santa Casa de Itapeva, sensibilizou profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos, como prática para a prevenção da transmissão de infecções. O evento fez parte do desafio global “uma assistência limpa é uma assistência mais segura”, realizada em diversos hospitais, como parte da comemoração do Dia Mundial da Higienização das mãos.

De acordo com a enfermeira Claudete Oliveira Costa, responsável pela CCIH, é muito importante fazer a higiene das mãos antes e após cada procedimento, prestando atenção no que a Organização Mundial de Saúde define como “cinco momentos” (veja ilustração), é um hábito capaz de prevenir e reduzir infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

“A prática correta da higienização das mãos é de suma importância para os profissionais da área de saúde, mas também para pessoas que visitam doentes – seja no hospital ou em casa. A higienização deve ser feita com água e sabão ou com álcool em gel, antes e após esse contato. Esse mesmo cuidado também pode ser feito em casa, diariamente, antes de manipular alimentos; antes e após o uso do banheiro; após ter contato com áreas comuns como maçanetas e corrimão, e sempre após tossir ou espirrar”, explica Claudete.

Nesta semana, o grupo coordenado pela CCIH também participou da Semana de Enfermagem da FAIT e do CEAPI, apresentando essas informações sobre a higienização das mãos.