Dr. Ulysses consegue verba para a implantação de UTI infantil na Santa Casa de Itapeva

Convênio de R$ 1 milhão foi assinado na semana passada, no Palácio do Governo, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, do deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari e do superintendente da Santa Casa Aristeu de Almeida Camargo Filho

Emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari destinará R$ 1 milhão à Santa Casa de Itapeva para a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva Infantil. “O projeto para a implantação da UTI Infantil totaliza R$ 1,8 milhão. Nesse primeiro momento assinamos um convênio de R$ 1 milhão e vamos apenas aguardar a liberação da verba para iniciar o processo. Posteriormente, o Dr. Ulysses continuará se empenhando, como assim tem feito até agora, para a liberação do valor restante, de R$ 800 mil”, explica o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho.

A Implantação da UTI Infantil permitirá preencher uma lacuna dos serviços oferecidos hoje pela Santa Casa, que já dispõe de UTI Neonatal, destinada a assistir recém-nascidos com até 29 dias, e UTI Adulto. Atualmente, crianças que necessitam dos cuidados de uma UTI precisam ser transferidas para outros centros. “Hoje enfrentamos dificuldades para conseguir transferir pacientes daqui para outros hospitais. A nossa referência é Sorocaba, que também já tem uma demanda enorme para atender sua região. Por isso, essa nova classificação da Santa Casa de Itapeva como “Estruturante” é muito importante (vide box)”, diz Aristeu.

O superintendente da Santa Casa explica, ainda, que o Hospital está buscando adequações para que, no futuro, todas as questões de saúde necessárias ao atendimento da população que reside na região Sudoeste Paulista sejam resolvidas aqui em Itapeva. “Com a Santa Casa classificada como hospital estruturante vamos ampliar nosso raio de assistência e as nossas complexidades de atendimento. A UTI Infantil era um desses pré-requisitos. Por isso, precisamos destacar mais essa conquista do deputado estadual Dr. Ulysses, que sensibilizou nossos representantes do Governo Estadual para que olhassem as nossas necessidades e realizem investimentos dessa natureza em Itapeva. Prova disso é também a Oncologia, que já está em fase de construção, com conclusão prevista ainda para este ano”.

Para o Deputado, a UTI Infantil trará uma resolutividade importante para a saúde das crianças da região. “Felizmente, nós tivemos a oportunidade de destinar R$ 1 milhão, que será aplicado na concretização da primeira etapa de instalação da UTI Infantil com 10 leitos na Santa Casa de Itapeva. É um projeto de R$ 1,8 milhão. Os 800 mil restantes já estão alocados como minha emenda parlamentar e devem ser liberados ainda este ano. De sorte que a Santa Casa de Itapeva contará, possivelmente, ainda este ano, com uma Unidade de Terapia Intensiva Infantil só encontrada em grandes hospitais, como o Hospital Regional de Sorocaba e o Hospital da Unesp, em Botucatu. É uma conquista muito grande que vai sanar uma carência enorme no sistema de atendimento. Isso mostra que a Santa Casa de Itapeva está se projetando cada vez mais como um hospital regional, de alta complexidade e de grande resolutividade. Eu fico muito feliz de fazer parte dessa história de 115 anos da Santa Casa de Itapeva”, declarou Dr. Ulysses.

O que é Hospital Estruturante?

O Governo e a Secretaria do Estado da Saúde dividiram os hospitais em três níveis para definir os valores que serão repassados, sendo Hospitais Estruturantes, aqueles que são classificados como nível terciário, de grande porte, referência em atendimentos complexos, realizando também cirurgias cardíacas e outros; Hospitais Estratégicos, os de médio porte, que atuarão como retaguarda para os Estruturantes; Hospitais de Apoio, os considerados de pequeno porte, para internações de menor complexidade e de longas permanências. Nessa nova estruturação definida pela Secretaria do Estado da Saúde, a Santa Casa de Itapeva foi classificada como Hospital Estruturante, com isso passará a receber recursos para o custeio dos serviços e, assim, manter os atendimentos para os quais é referência.