Casos de infarto são revertidos na Santa Casa de Itapeva com a técnica da Angioplastia Primária

O procedimento é uma das tecnologias mais modernas para o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e consiste na desobstrução da artéria. Recentemente, dois casos de pacientes encaminhados ao Pronto Socorro apresentando sintomas de infarto, foram atendidos pela equipe de cardiologia intervencionista e tiveram seus quadros revertidos com sucesso.

A angioplastia primária começou a ser realizada na Santa Casa de Itapeva neste ano, com a chegada do médico hemodinamicista Dr. Philipe Ribeiro. “Temos uma equipe capacitada para identificar o diagnóstico de IAM em um curto espaço de tempo. A agilidade no atendimento é fundamental para evitar complicações mais graves, imediatas e futuras”, explica Dr. Philipe.

De acordo com o médico, o paciente com infarto pode ser tratado com trombolítico, que já é ministrado no hospital, ou com a angioplastia. “A equipe de plantão vai acionar a equipe de cardiologia intervencionista, que analisará o que é mais indicado para cada caso. Caso a escolha seja pela angioplastia, o paciente é levado imediatamente para a Unidade de Hemodinâmica, onde é feito o procedimento”.

Poucos hospitais do país oferecem esse tipo de tratamento. Na Santa Casa de Itapeva a angioplastia primária está disponível, inicialmente, para alguns convênios médicos, entre eles, o Santa Saúde.“Infelizmente esse procedimento ainda não pode ser realizado pelo SUS, pois necessita obter o credenciamento do Ministério da Saúde, passando pela concordância da Secretaria de Estado da Saúde, para prestar esse tipo de serviço. Estamos há aproximadamente três anos lutando por isso. Temos uma moderna Unidade de Hemodinâmica, com plena capacidade para realizar procedimentos de alta complexidade cardíaca. Temos também uma excelente equipe de profissionais, mas por questões burocráticas, ainda não podemos prestar esse serviço aos pacientes do SUS. Esperamos que o Estado resolva prontamente essa questão, traduzindo em enormes benefícios a população usuária do SUS nesta região, explica o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho.

Principais sintomas – Entre os principais sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio estão dor ou desconforto intenso no peito, que pode irradiar para o pescoço, mandíbula, membros superiores e dorso, além de náuseas, vômitos, sudorese e palidez. Em alguns casos, o problema não apresenta sintomas visíveis.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Infarto Agudo do Miocárdio são responsáveis pela morte de cerca de 17 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste cenário, a OMS alerta para um aspecto positivo: 80% das ocorrências, que podem tirar a vida de uma pessoa em poucas horas, podem ser prevenidas. Profissionais da saúde endossam a informação e afirmam que a identificação de sintomas e o atendimento médico imediato podem evitar sequelas e óbitos. Hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular, também são fundamentáveis para evitá-los.