Na próxima segunda-feira, 29 de junho, às 10 horas, colaborares da Santa Casa, médicos, voluntários, pacientes e membros da comunidade se reunirão em frente à Portaria 3 da Santa Casa para protestar contra o descaso com que os governantes estão tratando a saúde em todo país. A mobilização aconterecerá simutaneamente em todos os municípios.
Essa ação faz parte do Movimento Nacional Acesso à saúde – Meu direito é um dever do governo. A ação marca o início do movimento que tem o objetivo de divulgar a realidade das instituições e promover a mobilização em torno do tema.
Nos Estados, os gestores estão fazendo cortes de até 30% na contratação de serviços de saúde, prejudicando os atendimentos, manutenção e gestão dos hospitais que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde). “Diversas entidades sofrem diariamente o risco de fecharem as portas. Operando no vermelho elas tentam garantir um bom atendimento mesmo sem recursos”, explica Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo).
Convidamos todos vocês para acompanharem nossa campanha em prol da saúde e a acessarem a página do Movimento para conferir informações sobre a ação e o panorama do setor.