Com o tema “Qualidade de Vida no Trabalho” a Santa Casa de Itapeva, AME Itapeva e o plano Santa Saúde realizaram a 6ª Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho. Evento aconteceu ao longo da última semana, com realização de diversas palestras.
Organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) o evento teve abertura com a palestra Motivação no Ambiente de Trabalho, ministrada pelo técnico em segurança no trabalho Giles Mariozi. No segundo dia, o médico oncologista Dr. Angelo Scaldini deu informações importantes sobre o Combate ao Tabaco. Ergonomia, tema tratado pelo médico ortopedista Dr. Marcelo Rodrigues, lotou o auditório. A palestra ministrada pelo cabo Paulo de Tarso Gomes e o soldado Cruz, do Corpo de Bombeiros de Itapeva, deu excelentes dicas para prevenir acidentes domésticos. A última palestra da 6ª Sipat foi ministrada pelo psicólogo João Celso Resene, que abordou o tema Administrando o Estresse.
Para os organizadores do evento, a Sipat é uma maneira de valorizar o trabalho do colaborador. “A qualidade buscada pela empresa, passa necessariamente pela segurança no trabalho desenvolvido por cada colaborador, quando consegue aplicar a prática dos conhecimentos da segurança no trabalho”, diz Jeovana Faria, presidente da Cipa.
Além das palestras, um dos grandes destaques da 6ª Sipat foi a apresentação da “Orquestra da Santa Casa”, formada por colaboradores da Instituição. “Durante uma das nossas reuniões, a gerente de Recursos Humanos, Elizabeth Claudino, teve a ideia de valorizar os talentos dos nossos colaboradores. Assim, surgiu a ideia da orquestra. Pedimos para que cada gerente identificasse se havia algum músico em seu setor, e eles foram convidados a formar essa orquestra”, conta Jeovana.
Os músicos, entre eles médico, técnico de enfermagem e escriturários, gostaram da ideia e logo começaram a escolher o repertório. Em tempo recorde, fizeram ensaios que renderam belíssimas apresentações antes do início de cada palestra.
Para o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, a 6ª Sipat merece muitos elogios. “A equipe organizadora superou, mais uma vez, nossas expectativas. Tudo muito bem organizado, como temas de profunda relevância e, ainda, contamos com a brilhante apresentação da nossa orquestra, com música da melhor qualidade. Sem dúvida foi o melhor remédio para os ouvidos e a alma”, concluiu.
A diretora técnico administrativa da Santa Casa, Vanda Vitória Carneiro de Santana, destaca a Sipat como uma importante aliada à prevenção de acidentes. “O maior patrimônio da empresa é o colaborador. Um bem que precisa ser cuidado. Com isso, melhoramos o ambiente de trabalho, que se torna prazeroso no dia a dia. Parabéns a todos os organizadores do evento, que foi excelente, e também aos nossos colaboradores pela maciça participação”, finalizou.
A Sipat tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho, dando continuidade às ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais realizadas ao longo do ano.