Santa Casa de Itapeva completa 117 anos

A Instituição passou por muitas dificuldades ao longo de toda a sua história, mas com muito trabalho e dedicação manteve-se firme na prestação de serviços essenciais à população, conquistando a classificação de Hospital Estruturante, de média e alta complexidade

A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva é uma Irmandade, caracterizada como Instituição filantrópica privada. A história mostra que desde a sua fundação, em 1899, a Santa Casa já contava com “Irmãos” em sua estrutura administrativa, pessoas da comunidade que contribuíam com a manutenção de seus serviços e participavam indiretamente da administração do Hospital.

A Santa Casa é uma associação constituída por uma Irmandade, composta atualmente por aproximadamente 100 pessoas que, além de contribuir com um valor simbólico anualmente, participam das assembléias que escolhem os membros do Conselho Consultivo, Comissão de Contas e Diretoria, todos eles atuando voluntariamente, prestando contas de seus atos através da publicação na imprensa dos relatórios de atividades e do Balanço Social.

O organograma da Santa Casa é composto da seguinte forma: Conselho Consultivo, Comissão de Contas e Diretoria. Além dessa estrutura representativa, dispõe ainda da uma estrutura operacional exercida através de uma Diretoria Executiva com a participação de profissionais contratados, composta pelo Superintendente, Diretora Técnico-Administrativa, Diretor Técnico-Médico, Diretora Financeira, além de todos os Gerentes de Setor, envolvendo aproximadamente 500 colaboradores e 120 médicos.

A Santa Casa se mantém com verbas federais, estaduais e municipais, além de uma pequena porcentagem de recebimentos advindos de serviços prestados à pacientes de convênios médicos e particulares. Também recebe pequenas doações por meio do site da Santa Casa e da campanha Nota Fiscal Paulista.

A história continua sendo escrita, com o compromisso de sempre buscar uma prestação de serviço com qualidade e eficiência.