Santa Casa, AME e Santa Saúde recebem a visita do CEALAG e participam de importante projeto

 O objetivo da pesquisa Gestão Regional e Redes – Estratégias para a Saúde em São Paulo é estruturar um diagnóstico abrangente da rede de serviços de cinco regiões de saúde do Estado de São Paulo para dar sustentabilidade ao processo de regionalização conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde. Serão investigadas a Região Metropolitana de Campinas, o Vale do Ribeira, o Litoral Norte, Itapeva e o Vale do Jurumirim. Essas regiões de saúde englobam 70 municípios que, convenientemente, possuem perfis heterogêneos em termos de porte populacional, condições socioeconômicas e de complexidade de serviços de saúde.

O trabalho é coordenado pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG) e integra o Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde. Sua premissa é a de que o processo de conformação das regiões e redes pode contribuir efetivamente para se alcançar diretrizes básicas do SUS: acesso universal, integralidade das ações e equidade no atendimento. Por meio do diagnóstico quantitativo e qualitativo proposto, a pesquisa pretende identificar os fatores intervenientes e condicionantes do processo de regionalização em curso nas cinco regiões de saúde selecionadas, além de aferir o grau de implantação das Redes de Assistência à Saúde (RAS).

A pesquisa teve início em Itapeva na última semana. Além da Santa Casa e AME (Ambulatório Médico de Especialidade, sob a gestão da Santa Casa), outras instituições prestadoras de serviço receberão a visita da equipe de trabalho para a realização das entrevistas e levantamento de dados.

Mais informações: www.gestaoregionalsp.net.br