Santa Casa recebe visita de vereadores

Durante a conversa, os vereadores receberam informação sobre a estrutura da Santa Casa e puderam tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da Instituição

Na manhã desta segunda-feira, 13, a Diretoria e o Conselho Administrativo da Santa Casa de Itapeva receberam todos os vereadores que compõem o Legislativo itapevense para uma reunião. Abrindo os trabalhos o vice-provedor, Wilson Kasemodel, enalteceu a importância da participação dos Vereadores e, na pessoa do Presidente da Câmara, Oziel Pires de Moraes, cumprimentou e agradeceu a todos nessa visita com a finalidade de conhecerem um pouco mais os serviços prestados pela Santa Casa de Itapeva aos pacientes dos SUS. Em seguida, o superintendente Aristeu de Almeida Camargo Filho fez uma apresentação sobre a estrutura operacional da Instituição.  “Alguns vereadores nos procuraram para saber a atual situação da Santa Casa. Diante disso, resolvemos fazer uma explanação geral e mais detalhada sobre o assunto”, contou Aristeu.

Ele explicou ainda que a Santa Casa foi classificada como Hospital Estruturante pelo governo do Estado. “Os hospitais estruturantes são serviços hospitalares de grande porte e considerados referência em suas regiões para a realização de procedimentos de alta complexidade. Esses hospitais estão situados no mais alto nível da escala de hierarquização do SUS, prestando tratamentos médicos para os pacientes com os problemas de saúde mais graves e exercendo um papel essencial na estruturação das redes regionais de atenção à saúde”. Aristeu explicou também que a Santa Casa é uma prestadora de serviço do SUS, e que, para tanto, recebe verbas da Secretaria Municipal de Saúde, e dos governos estadual e federal.

A diretora técnico-administrativa Vanda Vitoria Carneiro de Santana fez uma explanação dos setores da Santa Casa, destacando serviços importantes que ainda estão aguardando credenciamento do SUS, como a ampliação das vagas para tratamento de Hemodiálise; Hemodinâmica (cateterismo, implantação de marca-passo e stent, entre outros); ampliação do número de atendimento para ortopedia de alta complexidade e Oncologia. “Estamos com a estrutura desses serviços pronta. Infelizmente, por falta de credenciamento, não podemos atender pacientes do SUS. Estamos batalhando há mais de dois anos. Gostaríamos de contar com a força política dos senhores para ver se conseguimos avançar nesse assunto”, disse Vanda.

No decorrer da apresentação, os vereadores fizeram diversas perguntas sobre o funcionamento e as responsabilidades da Santa Casa na assistência dispensada ao SUS. Foi explicado o papel da Instituição como uma prestadora de serviços, que muitas vezes precisou lançar mão de empréstimos para assumir os custos por falta de financiamento adequados por parte dos gestores.

Para finalizar o presidente do Conselho Administração da Santa Casa, Renato Kasemodel, agradeceu a presença de todos. “Estamos honrados com a presença de vocês e estaremos sempre de portas abertas. Precisamos de gente que nos represente de verdade na Câmara. Estamos aqui lutando por um patrimônio que pertence a todos nós, que é a nossa Santa Casa. Queremos oferecer o melhor serviço para a população. Por isso, contamos com o apoio de vocês”, concluiu.

O Presidente da Câmara, Oziel Pires, e a Presidente da Comissão de Saúde, Vanessa Guari, representando todos os demais vereadores, colocaram-se à disposição para a busca de caminhos e negociações para que os serviços ora realizados pela Santa Casa sejam mantidos e até mesmo ampliados, em benefício da população assistida pelo SUS. “Acredito no trabalho da Santa Casa e conheço a qualificação dos serviços prestados, pois eu já fui paciente, assim como a minha família e todo cidadão itapevense. Estou à disposição para ajudar no que for preciso” disse Vanessa.