O IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – entregou o Selo de Instituição colaboradora do Programa Radar de Excelência do IBES para a Santa Casa de Itapeva por sua excelente contribuição com indicadores focada na higienização das mãos
Dentre as diversas ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Santa Casa de Itapeva a higienização das mãos é um dos destaques para o sucesso do controle da infecção hospitalar. O termo engloba a higienização simples, a higienização anti-séptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos de todo profissional de saúde, ao realizar qualquer prática de atendimento ao paciente.
Sobre esse assunto, a Santa Casa participou, nos últimos três meses, do Programa Radar de Excelência do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde) oferecendo dados dos indicadores relacionados às metas que a Instituição tem com o programa de higienização das mãos. Por essa participação recebeu o Selo de Instituição colaboradora do Programa.
Segundo a enfermeira Claudete de Oliveira Costa, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa e coordenadora do Programa de Higienização das Mãos, o treinamento constante é muito importante para minimizar riscos. “Realizamos observação permanente em todo o hospital, principalmente nos setores críticos, que são as UTI´s Adulto e Neonatal. Também orientamos os visitantes para que façam a higienização das mãos antes de entrar no local. Dessa forma, reduzimos consideravelmente riscos de infecção hospitalar”, explica.
O programa RADAR DE EXCELÊNCIA representa o esforço do IBES em apoiar as Instituições de Saúde na gestão dos resultados de Práticas internacionais de segurança do paciente. Trata-se de uma rede de compartilhamento de indicadores de segurança com o objetivo de promover análises críticas colaborativas para a melhoria dos resultados assistenciais no Brasil.