Itapeva vive um dia histórico para a saúde

Ricardo Barros, Ministro da Saúde, esteve na Santa Casa, na última quinta-feira, para assinatura do convênio da Unidade do Câncer de Itapeva (UCI)

A Unidade do Câncer de Itapeva (UCI) é referencia para toda a região do Sudoeste Paulista. Funciona desde 2011, incialmente, fruto de uma parceira entre a Santa Casa e o Governo Municipal, ainda na primeira gestão do Prefeito Luiz Cavani.

Em 2015, já com repasses do Governo Estadual, a Unidade do Câncer de Itapeva passou a funcionar em novo prédio, com estrutura moderna e adequada para a realização de consultas, quimioterapia, além de cirurgias e cirurgias plásticas reparadoras. Atualmente, a UCI presta assistência para aproximadamente 200 pacientes.

Mas, para possibilitar a ampliação do atendimento, era preciso que a UCI fosse credenciada pelo Ministério da Saúde como UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Foram anos de luta, projetos, reuniões e busca de apoio de lideranças políticas. Ontem, 11 de janeiro de 2018, Ricardo Barros, ministro da saúde, esteve na Santa Casa de Itapeva para oficializar a assinatura desse convênio.

Para o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, esse é um marco importante para a história da saúde de Itapeva e toda a região. “A oncologia é um anseio antigo da população. Todo mundo já acompanhou de perto o sofrimento de alguém que passa pelo tratamento do câncer. Ter esse serviço aqui em nosso município possibilitará uma melhor assistência aos pacientes que necessitam desse tratamento. É a realização de um sonho antigo”, comenta.

Aristeu comenta ainda que a concretização desse projeto só foi possível graças ao apoio de lideranças políticas. “Começamos o projeto em 2011, com o apoio do então prefeito Luiz Cavani. Depois, uma iniciativa do deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari, conseguiu junto ao governo estadual o investimento de R$6 milhões para a construção do prédio onde atualmente funciona a UCI. Já o deputado federal Guilherme Mussi, interveio junto ao ministro na obtenção do credenciamento. Também não podemos deixar de citar o importante apoio do deputado federal Antônio Goulart dos Reis, e dos vereadores que compõem o Legislativo itapevense”, agradece.